Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ingestão de água e hipotensão na atividade física

12 de abril de 2013 0

A hipotensão pós-treino (HPE) é uma redução sustentada da pressão arterial média após um exercício prolongado. Como a água é conhecida por provocar uma grande resposta pressórica aguda, um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition explorou o efeito do consumo do líquido durante o exercício na HPE. Dez voluntários normotensos realizaram o protocolo de controle: 30 minutos de repouso supino, 60 minutos de bicibleta em exercício de intensidade moderada e 60 minutos de recuperação em supinação.

Divulgação: drhugocampos.blogspot.com

No protocolo da água potável, o mesmo procedimentos foi seguido mas com a ingestão durante o exercício para compensar o perda de peso induzida pelo exercício. Frequência cardíaca, pressão arterial média, débito cardíaca e o fluxo de sangue na árteria braquial foi medida pré e pós-exercício. A condutância total vascular e a vascular condutância na artéria braquial foi calculada pré e pós-exercício, além da mudança relativa do volume de plasma ( PV) que também foi medido.

Foi encontrada perda de peso corporal durante o exercício entre 0,65kg e 0,24kg no grupo controle. A variação do volume do plasma não foi diferente durante a recuperação em qualquer protocolo. A prevenção de desidratação após o exercício pela ingestão de água ou ingestão de água por si só tem papel na manutenção pós-exercício da pressão arterial média.  

Fonte: Revista Nutrir Mais- Jan./Fev. 2013

Envie seu Comentário