Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Castanha do Brasil: Rica fonte de Selênio, excelente para a saúde, mas não devemos exagerar...

17 de abril de 2013 2

O Selênio é um mineral essencial à saúde humana, porém não deve ser consumido em grandes quantidades.  A ingestão recomendada tanto para homens quanto para mulheres adultos é de 55mcg/dia.

É fundamental não ultrapassar o valor limite de 400mcg/dia, a fim de evitar a selenose (intoxicação por selênio onde os principais sintomas incluem perda de cabelos, fadiga e fraqueza das unhas, lesões na pele e problemas gastrointestinais).

A maior fonte natural de selênio é a castanha do Brasil também conhecida como castanha do Pará. Entre as suas funções, destaca-se a ação antioxidante, sendo um elemento fundamental para a constituição da enzima glutationa peroxidase, enzima dependente do selênio, que desempenha um papel-chave na eliminação dos radicais livres.

Divulgação: produto.mercadolivre.com.br

A quantidade de selênio contido na castanha do Brasil pode variar. Isso se deve ao fato de o mineral estar presente em diferentes concentrações nos diversos tipos de solo, influenciando de forma direta nos níveis de selênio encontrado nos alimentos.

Em relação aos benefícios da ingestão de castanha do Brasil, estudos indicam que o consumo diário da castanha incrementa o status de selênio e melhora o perfil lipídico devido a presença de ácido graxos insaturados, reduzindo o LDL-colesterol e consequentemente reduzindo problemas cardiovasculares.

Confira mais sobre o assunto no link: http://issuu.com/e3com/docs/revista_nutricao1?mode=window

Fonte: Aline P. Scheneider- Nutricionista; Professora e Pesquisadora do Curso de Nutrição da UFRS. Revista Nutri Experience.

Comentários (2)

  • Daniela Raulino diz: 17 de abril de 2013

    Nossa eu adoro castanha, e também outras oleaginosas. não sabia que o consumo em excesso leva a selenose, foi muito bom saber disso. parabéns! adorei.

Envie seu Comentário