Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fome e Saciedade

17 de abril de 2013 0

Um estudo publicado na American Journal Nutrition em novembro de 2012, mostra que certas regiões do cérebro respondem a estímulos visuais de alimentos, influenciando a saciedade e a escolha alimentar. Entretanto, os processos neurais envolvidos na experiência subjetiva da saciedade ainda não estão bem definidos.

Foram selecionados 23 pessoas eutróficas, submetidas à ressonância magnética enquanto visualizavam imagens de alimentos considerados calóricos ou de baixa caloria. Com isso, foi verificada a região do cérebro de maior fluxo sanguíneo em resposta ao estímulo visual.

Observou-se uma forte correlação entre a visualização de alimentos considerados calóricos e a ativação da fome. Quando expostos a imagens de alimentos considerados de baixa caloria houve menos ativação do desejo de comer.

Divulgação: lessismor.wordpress.com

Quanto maior o tempo decorrido entre as refeições maior foi o desejo de consumir alimentos calóricos e em quantidades maiores. Já em relação aos alimentos não calóricos o desejo manteve-se estável.

Verificou-se que a ativação de regiões cerebrais como a amígdala, núcleo accumbens e o corpo estriado dorsal podem alterar a percepção da fome e modular o consumo alimentar.

Fonte: Revista Nutrir Mais, Jan./Fev. 2013

Envie seu Comentário