Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

EXERCÍCIO FÍSICO E ALIMENTAÇÃO

19 de abril de 2013 0

Segundo dados da pesquisa de VIGITEL (2011), 48,5% da população brasileira apresenta sobrepeso e 15,8% são obesas, sendo que apenas 30,3% relata praticar atividades físicas regularmente. A prática de exercícios físicos confere inúmeros benefícios e é fundamental para a manutenção da saúde, no entanto requer um cuidado maior com a alimentação, a fim de fornecer os nutrientes necessários no tempo certo para melhorar o desempenho na atividade escolhida.

Antes de praticar qualquer exercício nunca saia de casa sem se alimentar, em jejum seu organismo vai degradar proteína, ou seja, sua massa muscular, para fornecer energia, e você ainda corre o risco de sofrer uma hipoglicemia, e passar mal.

Divulgação: manuellarangel.com.br

Um nutriente indispensável especialmente antes do treino é o carboidrato, pois fornece energia rápida, necessária durante o exercício. Dê preferência para os carboidratos integrais, que contém mais fibras, vitaminas e minerais, além de saciar por mais tempo.  Desta forma antes do treino aposte nas frutas, sucos naturais, pães integrais com geleia e açaí.

Já no momento pós-exercício, um nutriente importante é a proteína, que vai fornecer substrato para o reparo muscular. O carboidrato também deve estar presente neste momento, a fim de repor a energia gasta durante a atividade. Uma dica para alimentação após o treino: saladas + arroz integral + uma fonte proteica (ovo cozido, frango, peixes ou carnes magras grelhadas).

Também não esqueça de se hidratar, beba água antes, durante e depois do exercício, pois é essencial para os processos metabólicos do organismo e evita a desidratação.

Fonte: VIGITEL. Pesquisa de Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. 2011.

Por: Tami Cristina Lang – Acadêmica do curso de Nutrição da UNIVALI

Envie seu Comentário