Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sistemas sustentáveis de produção e distribuição de alimentos

22 de abril de 2013 0

Discutir o sistema alimentar com base no conceito de sustentabilidade é um grande desafio e uma necessidade premente. O uso intensivo de agrotóxicos, além do desgaste do solo, tem causado poluição da água e do ar, o que contribui para a perda da biodiversidade no meio rural e para o declínio de uma variedade de grãos, repercutindo de maneira negativa na alimentação e na nutrição da população.

Acrescenta-se ainda que a importação e a exportação intercontinental de alimentos estimulam circuitos longos de comercialização e distribuição, que além de requererem grande quantidade de energia para transporte podem exacerbar o problema das desigualdades e afetar a cultura alimentar local. A liberação dos transgênicos tende a refletir de maneira negativa sobre o ambiente, a capacidade de produção dos agricultores familiares e a biodiversidade alimentar.

Divulgação: nutricaoeassuntosdiversos.blogspot.com

Portanto é necessário refletir sobre as escolhas alimentares que fazemos no nosso dia a dia. Atitudes simples como comprar alimentos produzidos no entorno mais próximo de onde moramos, preferencialmente orgânicos, acarretam benefícios enormes para o ambiente onde vivemos, para o nosso bolso e também dos agricultores. Estaremos estimulando os circuitos locais e regionais de comercialização, nos quais os orgânicos são mais baratos do que nos supermercados, pois o caminho do produtor ao consumidor é mais curto e justo. As feiras livres, o box de orgânicos 721 da agricultura familiar, recentemente inaugurado no CEASA em São José, além de empresas que entregam cestas de orgânicos em sua casa são ótimas opções para adquirir alimentos mais saudáveis, ambientalmente mais adequados e carregados de atributos culturais e locais.

AZEVEDO, E.; RIGON, S. A. Sistema alimentar com base na sustentabilidade. In: TADDEI, J. A. A. C. et al. (Org). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010.

GLIESSMAN, Stephen R. Da Agricultura Sustentável a Sistemas Alimentares sustentáveis. IN: GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. Porto Alegre: UFRGS. 2000, 653 p.

Por: Eloysa Nezello Mosimann – Professora do curso de Nutrição da UNIVALI

Envie seu Comentário