Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

CUIDADOS COM A VOZ

26 de abril de 2013 0

A voz é o som produzido pelos seres humanos por meio dos órgãos fonoarticulatórios, principalmente pela laringe, onde se encontram as pregas vocais (mais conhecidas como cordas vocais). O ar que sai dos pulmões (expiração) passa pelas pregas vocais, as quais vibram e produzem um som que vai se modificando a partir das demais estruturas que compõem o aparelho fonador (faringe, cavidades bucal e nasal, e seios da face). Todas essas estruturas funcionam como ressonadores do som, uma espécie de “autofalante”.

Divulgação: www.suacidade.com

A seguir algumas “dicas” que poderão ajudá-lo no cuidado com a voz:

Evite falar muito em ambientes ruidosos.

Evite elevar a intensidade da voz quando houver muito barulho.

Evite falar ao telefone por um período prolongado, isso acarreta sobrecarga vocal.

Não fume. A toxina do cigarro pode provocar diversas lesões como edemas, pólipos (calos) nas pregas vocais e câncer de laringe.

Não beba ou o faça com moderação. O álcool pode anestesiar as pregas vocais e você perderá a sensibilidade das destas, favorecendo o abuso e o desgaste vocal.

Evite gelados, pois eles favorecem o aumento do muco nas pregas vocais, causado pelo choque térmico com a mudança de temperatura.

Evite o ar condicionado, pois a falta de umidade no meio ambiente favorece o ressecamento da mucosa de todos os órgãos do aparelho fonador.

Chocolates, leite e derivados aumentam a secreção de muco no trato vocal. Antes de falar por tempo prolongado evite usar tais alimentos, pois estes favorecem o aumento do muco dificultando a ressonância vocal.

Lembre-se que uma alimentação saudável e leve facilita a digestão e, consequentemente, irá auxiliar a respiração correta.

A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da cavidade bucal e faringe, além de exercitar e relaxar a musculatura da mandíbula, melhorando a articulação.

Beba muita água, em temperatura ambiente, pois esta promoverá a hidratação das pregas vocais.

Durante a fala é muito importante manter uma postura corporal correta, o que auxiliará na projeção adequada da voz.

Por: Fonoaudióloga  Neusa Amorim Fleury Machado – Professora da UNIVALI

Envie seu Comentário