Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Conheça os diferentes tipos de whey protein

03 de maio de 2013 0

Whey Protein Isolado (WPI): este tipo de whey é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância à lactose), gordura e colesterol. O processo de filtração quebra a estrutura das proteínas. Esse tipo de whey é indicado principalmente no pós-treino imediato devido à sua rápida absorção e garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular. Com o avanço dos processos tecnológicos, hoje, tem-se dois tipos diferentes de wheys isolados e com características e propriedades diferentes:

  • Isolado ion-change: em português, whey isolado por troca-iônica. O whey é aquecido e as proteínas passam por um processo químico para separá-las e quebrá-las. Este método é o mais antigo e tem desvantagens, pois o aquecimento desnatura as proteínas, e o processo químico aumenta demasiadamente a quantidade de sódio do produto.
  • Isolado microfiltrado a frio: é o processo mais moderno de filtração que garante a integridade e a pureza das proteínas. A filtragem das proteínas é mecânica, por vários tipos de filtros, e ocorre em baixas temperaturas, assim, garantindo que as frações quebradas de proteína mantenham-se bioativas, ou seja, não sofram desnaturação, dessa maneira, garantindo a funcionalidade biológica das mesmas (imunológicas, moduladoras hormonais, entre outras funções). Não passando por processamento químico, este whey é o que apresenta o mais baixo teor de sódio.

Divulgação: www.run2live.com.br

Whey Protein Concentrado (WPC): é uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula, e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos á proteína do leite e os intolerantes à lactose.

Whey Protein Hidrolisado (WPH): o whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e a absorção se tornem ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey 100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que apresentam intolerância à lactose e/ou alergia às proteínas de origem animal. 

Fonte: Nutricionista Alessandra Luglio, Especialista em Nutrição Esportiva: Revista Nutri Experience, nº1, abril, 2013.

Envie seu Comentário