Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Deixe o estresse de lado: conheça os alimentos antiestresse.

06 de junho de 2013 1

Divulgação: www.portalangels.com

A correria do dia a dia, os acúmulos de tarefas no trabalho, a falta de descanso e até o excesso de exercícios físicos nos levam a condição de estresse, definido como um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação do organismo ao fator estressor. O estresse nem sempre é negativo, o problema está quando ocorre um excesso da produção do cortisol, principal hormônio secretado neste período, podendo gerar alterações indesejáveis, como redução da eficiência do sistema imunológico e favorecimento do ganho de peso.

Felizmente, existem caminhos para controlar o estresse, começando pela alimentação. Quando o estresse se inicia é muito comum descontarmos as frustrações do cotidiano na comida, aumentando a ingestão de doces e gorduras, porém isso deve ser evitado, assim como ficar muitas horas sem comer. A fim de diminuir os efeitos prejudiciais do estresse como o aumento da produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e desenvolvimento de certas doenças como o câncer, devemos priorizar alimentos que possuem propriedades antioxidantes, como o chá verde, frutos vermelhos, folhas verdes, soja e peixes de água fria como o salmão.

Além da alimentação, a prática de atividades físicas regulares afasta o estresse, melhorando também a autoestima e o bom humor. Conhecer o que te faz ficar estressado, aprender a priorizar tarefas e ter um tempo livre pra si é essencial para melhorar sua qualidade de vida. E lembre-se, o excesso sempre é prejudicial.

Referências:

Texto elaborado pelas acadêmicas do curso de Nutrição- Univali, Greice Rabuski e Priscila Timmermans. Professora Orientadora: Luciane Nesello.

email: priscila2294@hotmail.com

Comentários (1)

  • Pedro Garrastazu Frey diz: 7 de junho de 2013

    O estresse mata!

Envie seu Comentário