Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sono tranquilo vida saudável

06 de junho de 2013 0

O sono é responsáveis pela recuperação do organismo do desgaste ocorrido durante o dia, além do fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória, relaxamento e descanso da musculatura. Noites mal dormidas são capazes de desacelerar o metabolismo e aumentar a propensão para doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Isso acontece pois durante o sono, há liberação e regulação de hormônios responsáveis pelo controle da fome e acúmulo de gorduras como a leptina, grelina, hormônio do crescimento e cortisol.

Os benefícios de uma boa noite de sono podem ser conquistados através da prática de exercícios físicos durante o dia; criação de um ambiente propício ao descanso, confortável, com pouca luz e ruídos e realização de atividades relaxantes como a leitura aliados com a alimentação. Sim, podemos comer antes de ir para a cama, porém, sem exageros. O mais indicado é adotar pratos mais leves, como carnes magras, preferencialmente brancas, saladas e carboidratos complexos, como por exemplo, os cereais integrais, procurando assim evitar complicações como sono agitado, pesadelos e excesso de gorduras.

Divulgação: blog.groupon.com.br

Além disso, há alimentos que nos levam ao sono já que são ricos em triptofano, aminoácido essencial precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo relaxamento e indução do sono. O leite quente com mel e a banana amassada com aveia são combinações perfeitas para garantir um sono tranquilo.

Referências:

  • Kapczinski, F. et al. Aspectos da fisiologia do triptofano. Rev. Psiq. Clín., Porto Alegre, 25 (4): 158-165, 1998.
  • SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutriçâo: conceitos e controvérsias. 8 ed. São Paulo: Manole, 2002.Instituto do sono. Sono normal. Disponível em: <http://www.afip.com.br/institutodosono/sono/sono.php>.  Acesso em: 26 mar. 2013.

Texto elaborado pelas acadêmicas de Nutrição- Univali, Greice Rabuski e Priscila Timmermans. Professora Orientadora: Luciane Nesello.

email: priscila2294@hotmail.com

Envie seu Comentário