Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O inverno chegou! Quem pode tomar chocolate quente?

07 de junho de 2013 0

As temperaturas caíram! Cada vez mais sentimos o desejo de consumir alimentos quentes no lugar dos gelados. Um dos mais desejados é o chocolate quente. Mas nem todos podem tomar o chocolate quente clássico, porque muitas pessoas sofrem após o consumo de preparados com leite. Estudos mostram que 70% da população adulta do mundo, não consegue digerir a lactose, que é o açúcar do leite.

Quais os sintomas da intolerância a lactose?

E possível que ao consumir leite ou derivados você sinta cólicas abdominais, flatulência excessiva, diarréia e até mesmo enjôos, isto pode ocorrer pela deficiência da enzima lactase que ajuda a digerir o açúcar do leite (lactose).

O que deve fazer uma pessoa com intolerância à lactose?

Uma mudança dietética e orientação nutricional individualizada são necessárias.

Divulgação: culinaria.culturamix.com

O ideal é ingerir os produtos lácteos em pequenas quantidades, com outros alimentos durante as refeições, preferir o leite com baixo teor de lactose ou sem lactose, iogurtes sem lactose, queijos fermentados envelhecidos e sempre ler os rótulos dos alimentos.

Já o chocolate quente…. Você pode consumi-lo sem problemas, desde que utilize o leite com baixo teor ou sem lactose e não acrescente creme de leite!

Atencão! Até os medicamentos também podem ter lactose na sua composição!

Referência:

  • WHITNEY,Ellie;ROLFES,Sharon Rady.Entendendo os nutrientes. 10 ed.Sao Paolo:Cengage Learning,2008

Texto elaborado pela acadêmica do curso de Nutrição- Univali, Mihaela Onofrei. Professora Orientadora: Cristina de Matos.

email: mailto:matoscris@gmail.com

Envie seu Comentário