Durante anos essa doença foi tratada como um distúrbio mental, mas hoje, com o desenvolvimento da ciência e o crescente relato de pais e profissionais, o autismo emergiu como uma doença associada a diversos fatores, genéticos e ambientais, que confluem para o seu diagnóstico.
De uma forma bastante didática, o autismo é disparado ou agravado por nutrientes que ultrapassam barreiras enfraquecidas geneticamente por fatores metabólicos, ou seja, o gene é a arma e o nutriente é o gatilho. Sendo assim a nutrição tem um aspecto fundamental no tratamento como uma forma de atenuar os sintomas, e por esse motivo, está impulsionando pesquisas sobre alimentos funcionais, ou seja, aqueles que podem melhorar o quadro, bem como alimentos que agravam os sintomas do autismo.
Sabe-se que alimentos cuja composição inclui proteínas como o glúten e a caseína são disparadores dos sintomas comportamentais do autista, pois possuem frações que atuam no cérebro de forma semelhante à de drogas como morfina, causando uma “dependência” que piora o comportamento e dificulta a futura retirada desses alimentos da dieta, dessa maneira, é importante a não inserção ou exclusão desses alimentos da dieta.
Confira abaixo uma receita de Nuggets de Frango, a qual, pode ser uma opção diferente e saborosa para portadores de autismo:
Ingredientes:
500g de peito de frango cozido e triturado;
1 colher de sopa de maionese;
2 colheres de sopa de maisena;
1 dente de alho;
1 colher de sopa de cebola picada;
1 ovo;
pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto;
Flocos de milho (para empanar)
Modo de fazer:
Misture o frango, o ovo, a maionese, a maisena e os temperos até formar uma pasta. Molde os nuggets e passe nos flocos de milho, coloque para assar por cerca de 20 a 30 min (até dourar) a 180 °c.
Referência:
- MARCELINO, C. Autismo esperança pela nutrição. São Paulo, MBooks, 2010.
Texto elaborado pelos acadêmicos do curso de Nutrição- Univali, Catarina Rizzi Rosar e Tiago de Oliveira Hutner. Professora Orientadora: Luciane Nesello.
email: tiagohutner@gmail.com
Além da matéria que pode ajudar muitos pais a melhorarem as condições de seus filhos, muito boa a receita, ja anotei na caderneta, vou fazer para os meus barrigudinhos com certeza! hahaha.
Poxa, muito legal essa matéria. Além de ajudar no meu seminário de biologia na escola ksks”, vocês podem ajudar muito pais ainda desenformados a respeito deste assunto importante. Muito obrigado por nos passar uma boa informação…