Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Você sabia que os sintomas do autismo podem ser aliviados pela nutrição?

07 de junho de 2013 2

Durante anos essa doença foi tratada como um distúrbio mental, mas hoje, com o desenvolvimento da ciência e o crescente relato de pais e profissionais, o autismo emergiu como uma doença associada a diversos fatores, genéticos e ambientais, que confluem para o seu diagnóstico.

De uma forma bastante didática, o autismo é disparado ou agravado por nutrientes que ultrapassam barreiras enfraquecidas geneticamente por fatores metabólicos, ou seja,  o gene é a arma e o nutriente é o gatilho. Sendo assim a nutrição tem um aspecto fundamental no tratamento como uma forma de atenuar os sintomas, e por esse motivo, está impulsionando pesquisas sobre alimentos funcionais, ou seja, aqueles que podem melhorar o quadro, bem como alimentos que agravam os sintomas do autismo.

Divulgação: raquelfreirepsicologa.blogspot.com

Sabe-se que alimentos cuja composição inclui proteínas como o glúten e a caseína são disparadores dos sintomas comportamentais do autista, pois possuem frações que atuam no cérebro de forma semelhante à de drogas como morfina, causando uma “dependência” que piora o comportamento e dificulta a futura retirada desses alimentos da dieta, dessa maneira, é importante a não inserção ou exclusão desses alimentos da dieta.

Confira abaixo uma receita de Nuggets de Frango, a qual, pode ser uma opção diferente e saborosa para portadores de autismo:

Ingredientes:

500g de peito de frango cozido e triturado;

1 colher de sopa de maionese;

2 colheres de sopa de maisena;

1 dente de alho;

1 colher de sopa de cebola picada;

1 ovo;

pimenta-do-reino a gosto;

Sal a gosto;

Flocos de milho (para empanar)

Modo de fazer:

Misture o frango, o ovo, a maionese, a maisena e os temperos até formar uma pasta. Molde os nuggets e passe nos flocos de milho, coloque para assar por cerca de 20 a 30 min (até dourar) a 180 °c.

Referência:

  • MARCELINO, C. Autismo esperança pela nutrição. São Paulo, MBooks, 2010.

Texto elaborado pelos acadêmicos do curso de Nutrição- Univali, Catarina Rizzi Rosar e Tiago de Oliveira Hutner. Professora Orientadora: Luciane Nesello.

email: tiagohutner@gmail.com

Comentários (2)

  • Pedro Garrastazu Frey diz: 7 de junho de 2013

    Além da matéria que pode ajudar muitos pais a melhorarem as condições de seus filhos, muito boa a receita, ja anotei na caderneta, vou fazer para os meus barrigudinhos com certeza! hahaha.

  • Thallys Diniz diz: 30 de setembro de 2013

    Poxa, muito legal essa matéria. Além de ajudar no meu seminário de biologia na escola ksks”, vocês podem ajudar muito pais ainda desenformados a respeito deste assunto importante. Muito obrigado por nos passar uma boa informação…

Envie seu Comentário