Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Conheça o movimento Slow Food

08 de agosto de 2013 0

O movimento Slow Food, surgiu em 1986, concentrado em uma pequena cidade situada no norte da Itália chamada Bra. O seu fundador, o ativista alimentar Carlo Petrini, teve como objetivo inicial apoiar e defender a prática de uma boa alimentação aliada ao prazer gastronômico e a um ritmo de vida mais lento.

Formou-se assim uma associação enogastronômica, baseada em uma alimentação saudável, e a apreciação de vinhos. A partir desse ponto o conceito da enogastronômia passou a abranger questões referentes a qualidade de vida da população. Surgiu então, a ecogastronomia, a qual fundamenta-se em um gastronomia sustentável, objetivando diminuir os impactos sócio-ambientais gerados pela indústrias de refeições rápidas e pelo agronegócio.

Divulgação: gastromaniacoo.blogspot.com

Nesse contexto o movimento Slow Food adquiriu  respaldo internacional por se mostrar comprometido com a proteção dos alimentos tradicionais cultivados de forma sustentável respeitando os ecossistemas, a cultura agrícola da comunidade local e priorizando a produção de alimentos orgânicos.

Com essas atribuições o Slow Food opôem-se ao Fast Food e consolida-se como um novo estilo de vida, sem pressa a começar pelas refeições. De forma didática escolheu-se como símbolo do movimento a imagem de um caracol justamente por essa espécie se mover lentamente e se alimentar de uma forma calma.

O Slow Food é um estilo de vida que envolve variáveis como a sustentabilidade, a preservação ambiental e ações sociais que contribuam para o incremento da qualidade de vida da população e o início dessas mudanças parte de cada um de nós a começar pelas nossas escolhas à mesa.    

Texto elaborado pela acadêmica de Nutrição- UNIVALI, Daline Picinato.

Referências:

Manual do Slow Food, 2008. Disponível em: http://www.slowfood.com/about_us/img_sito/pdf/Companion08_POR.pdf

Slow Food Brasil. Disponível em: http://www.slowfoodbrasil.com/manual-do-slow-food

Envie seu Comentário