Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade

06 de setembro de 2013 0

O tema da Segurança Alimentar e Nutricional-SAN vem sendo objeto de reflexões por parte da sociedade civil e dos governos nos últimos anos.Faz parte de uma discussão bastante ampla, envolvendo aspectos relativos à produção, ao desenvolvimento sustentável, ao abastecimento e à comercialização de alimentos.

Neste cenário as políticas de estímulo ao crescimento da produção agroalimentar devem estar associadas a itens tais como: promoção de formas socialmente equitativas e ambientalmente sustentáveis de ocupação do espaço agrário, valorização das culturas alimentares locais e regionais, enfrentamento da pobreza rural e estímulo ao desenvolvimento local e regional. Pode-se ponderar que do ponto de vista da SAN a agricultura familiar tende apresentar vantagens, produzindo alimentos diversificados, carregados de atributos territoriais e locais frente à padronização e desterritorialização da produção em grande escala.

Divulgação: revistagloborural.globo.com

Divulgação: revistagloborural.globo.com

Considerando a produção de refeições coletivas e a orientação das práticas alimentares dos indivíduos, é importante destacar o potencial papel do nutricionista no enfrentamento das problemáticas referentes ao consumo e à produção agrícola de alimentos, elaborando cardápios a partir da utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitandoos hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade. Sua atuação deve pautar-se na diversificação dos alimentos produzidos no entorno próximo, na inclusão de alimentos orgânicos nos cardápios e prescrições e na alimentação saudável e adequada. Portanto, caminhar na direção da SAN, pressupõe conhecer com mais propriedade os métodos de produção usados pela agricultura,desenvolvendo um conceito mais amplo sobre sustentabilidade e qualidade nutricional dos alimentos.

Referências:

  • ICCA – INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (Brasil) (Org.). Economia Verde e Inclusão Socioprodutiva: o papel da agricultura familiar.Documento final do Congresso Virtual Internacional. Reflexões para Rio + 20.Disponível em: <http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Lists/DocumentosTecnicosAbertos/Attachments/639/MMO-RelatorioV2-17052012.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2012.
  • CUSTÓDIO et al. Segurança Alimentar e Nutricional e a construção de sua política: uma visão histórica. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 18(1): 1-10, 2011.
  • CONSEA – CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR. Princípios e diretrizes de uma política de segurança alimentar e nutricional: textos de referência da II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, 2004.

Texto elaborado pela professora Eloysa Nezello Mosimann.

Envie seu Comentário