Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Entenda os probióticos: os recompositores da flora intestinal

31 de outubro de 2013 0

Os probióticos são organismos vivos administrados em quantidades adequadas, a qual confere um efeito benéfico à saúde por repor a flora intestinal danificada. Para nos mantermos saudáveis precisamos de certos tipos de bactérias benéficas.

Por isso, nas culturas tradicionais existem alimentos fermentados ricos em probióticos como kefir, chucrute, missô, entre outros, que são reconhecidos como fonte de saúde e longevidade.

Os probióticos estão sendo recomendados cada vez mais em doses maiores (na ordem dos bilhões de unidades formadoras de colônias), pois se sabe que o intestino é extenso, o número de bactérias é enorme e existe muita perda com as toxinas da alimentação moderna. O que se vê hoje em dia são produtos que utilizam cepas escolhidas como as mais benéficas, cultivadas e conversadas adequadamente para repor a flora intestinal.

Divulgação:brasilnews.ca

Divulgação:brasilnews.ca

Eles atuam na modulação da microbiota intestinal através da inibição da colonização desta mucosa por patógenos. Isso se deve, principalmente, pela competição por sítios de adesão, competição por nutrientes e produção de compostos antimicrobianos, tais como: óxido nítrico, ácidos orgânicos (lático e acético), peróxido de hidrogênio e bacteriocinas (proteína ou polipeptídios metabolicamente ativos com propriedade de ligarem-se a receptores da superfície externa de bactérias sensíveis, causando sua morte), produção de mucina e diminuição do ph.

Diversos pesquisadores dedicam-se a estudar seus efeitos, ressaltando uma associação entre glutamina e probióticos. Essa combinação teria efeito sinérgico no trofismo da mucosa intestinal; a primeira age na nutrição da mucosa intestinal e nas células do sistema imunológico, e o segundo confere manutenção da microbiota intestinal equilibrada.

Esta abordagem revela uma nova forma de se pensar a saúde a fim de garantir uma vida saudável, na qual a alimentação e a nutrição efetiva estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal.

Fonte: Essentia Pharma

Envie seu Comentário