Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Suplementação de cálcio e infarto do miocárdio: Qual a relação?

27 de novembro de 2013 0

A osteoporose é uma das principais causas de morbidade e de mortalidade em pessoas idosas. Os suplementos de cálcio reduzem marginalmente o risco de fraturas e a maioria das diretrizes recomenda a ingestão adequada de cálcio como um integrante para prevenção ou tratamento da osteoporose.

Os suplementos de cálcio são comumente utilizados por pessoas com mais de 50 anos de idade, e algumas pesquisas sugerem que a ingestão elevada de cálcio pode proteger contra doenças cardiovasculares.

Este é um assunto, no entanto, bastante controverso, pois vários estudos tem mostrado que os suplementos de cálcio aceleram a calcificação vascular e aumentam a mortalidade em pacientes com insuficiência renal.

Divulgação: www.musculacao.net

Divulgação: www.musculacao.net

Em um estudo com 12.000 participantes de 11 ensaios clínicos randomizados, os suplementos de cálcio estavam associados com um aumento de aproximadamente 30% na incidência de infarto do miocárdio e menor aumento do risco de AVC  e mortalidade. O estudo mostrou que o risco de infarto do miocárdio com o cálcio tende a ser maior em pacientes com a ingestão de cálcio dietético acima da mediana.

Outra pesquisa relatou o aumento de 24% na doença cardíaca coronária em mulheres que usavam suplementos de cálcio (associado ou não ao uso de vitamina D) em comparação com as que não usavam.

A relação entre a ingestão de cálcio e taxa de mortalidade por doença isquêmica do coração em um estudo no Reino Unido foi considerada grande.

Em resumo: as pesquisas sugerem que a administração de suplementos de cálcio sem coadministração de vitamina D está associada a um aumento da incidência de infarto no miocárdio. Os efeitos vasculares de suplementos de cálcio especialmente sem vitamina D devem ser ainda mais estudados.

Elaborado pelos acadêmicos do curso de nutrição da UNIVALI : Ana Luísa Michereffi, Bruna Moraes, Larissa Tachine, Mariane Cubas Fontoura, Roberta Viana

Fonte: : Boland, M.  et al. Effect of calcium supplements on risk myocardial infarction and cardiovascular events: meta- analysis.BMJ research.

 

Envie seu Comentário