Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hidratação durante o carnaval

28 de fevereiro de 2014 0

No verão, o clima é de altas temperaturas e muitas festas. Nesse período o organismo perde também muita água e sais minerais através do incremento da produção de calor que é dissipado em parte pela produção de suor. Qualquer grau de desidratação pode afetar funções fisiológicas e a termorregulação do organismo. Com a progressão do estado de desidratação ocorrem a diminuição do volume plasmático, do fluxo sanguíneo e do ritmo da transpiração, dificultando a regulação da temperatura.

Por esse motivo, durante a passagem do carnaval, torna-se imprescindível manter o organismo muito bem hidratado.Sucos naturais, chás gelados e água de coco também contribuem para a hidratação. Entretanto, o recurso natural mais importante para a manutenção do sistema humano, a água, deve ser preferência e incluída em quantidades compatíveis com o desgaste que cada indivíduo. De modo geral recomenda-se o consumo de no mínimo dois litros de água por dia para a manutenção das atividades metabólicas.

Mas com o calor intenso somado a agitação das festas de carnaval essa quantidade pode sim aumentar consideravelmente. Uma dica, é sempre que possível carregar uma garrafa de 500ml cheia de água e ir ingerindo o líquido durante o dia. Planeje como meta para o final do dia atingir a ingestão de 4 vezes a quantidade de 500ml, resultando nos dois litros no mínimo recomendados. Com o tempo carregar uma garrafinha de água se tornará um hábito e o seu organismo irá se manter hidratado.

Divulgação: www.skyscanner.com.br

Divulgação: www.skyscanner.com.br

Algumas frutas in natura também são ótimas opções para manter a hidratação. A melancia, por exemplo, apresenta em sua composição 92% de água, além de vitamina A e C. Sendo um tipo de fruta ideal para a preparação de sucos. Basta bater a polpa sem semente no liquidificador com um pouco de água acrescentar uns cubinhos de gelo e tomar. Não é necessário coar.

O pepino também é constituído por grande quantidade de água e pode ser preparado como salada ou aliado a outros ingredientes formando diferentes tipos de sucos. Quando prepará-lo como salada, atenção ao sal. Por ser fonte de potássio, o pepino ajuda na reposição de eletrólitos que diminuem consideravelmente no processo de transpiração.

Abaixo segue uma receita de suco hidratante como alternativa para os dias de carnaval.

Ingredientes:

1 pepino japonês com casca

Suco de uma laranja

Meio copo de água

Apenas bata todos os ingredientes no liquidificador e está pronto. Não é necessário coar. Consuma o suco logo após o preparo para evitar a oxidação dos nutrientes, como por exemplo, a vitamina C.

Envie seu Comentário