Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Obesidade Infantil

28 de fevereiro de 2014 0

A população brasileira vem passando por uma fase de transição nutricional, onde o estado de desnutrição está sendo substituído pela obesidade. Esta mudança é resultante principalmente de modificações no estilo de vida, de alterações no padrão alimentar e da falta de atividade física.

obesidade infantil 2

O desenvolvimento da obesidade ainda na infância está associado à maior risco de desenvolvimento precoce de doenças crônicas não transmissíveis, como dislipidemias, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e problemas ortopédicos.

Dentre as principais causas da obesidade infantil podem ser citados:

-Hábitos alimentares inadequados

consumo insuficiente de frutas, leguminosas e hortaliças, ausência de refeições principalmente o café da manhã e aumento do consumo de alimentos industrializados e refrigerantes.

Esses hábitos refletem o consumo alimentar familiar, o que indica que uma educação alimentar envolvendo toda a família é necessária.

-Sedentarismo.

O excesso de tempo em frente da TV induz a criança a um comportamento sedentário e a expõe ao excesso de publicidade infantil, de alimentos ricos em gordura, sódio, açúcar e calorias. Os pais, na tentativa de compensar os filhos por sua ausência devido ao excesso de trabalho, acabam incentivando a superalimentação como forma de diversão e acolhimento.

Por: Andressa Maria Viero- acadêmica do curso de Nutrição da Univali

Fonte: Revista Nutrir+ jul/ago de 2013

 

 

Envie seu Comentário