Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Beleza da pele

09 de abril de 2014 0

Há uma busca cada vez maior por tratamentos dermatológicos para correção de imperfeições da pele, como cicatrizes e manchas, mas principalmente os sinais de envelhecimento da pele. 

Já se sabe que muitos alimentos que ingerimos podem afetar a aparência da nossa pele. Sendo assim quais os alimentos que devemos ingerir que contribuem para ter uma pele mais viçosa, sem rugas, sem manchas ou espinhas?

Alimentos fonte de antioxidantes são essenciais para evitar o envelhecimento cutâneo. Entre esses antioxidantes estão os carotenoides, principalmente o beta-caroteno e o licopeno, eles atuam melhorando a resistência da pele aos raios ultra-violetas (fotoproteção). Os carotenos são amplamente encontrados em alimentos de origem vegetal, e os alimentos mais ricos são manga, mamão, pêssego, cenoura, abóbora, milho, tomate e vegetais folhosos verdes escuros, como rúcula e espinafre.

Divulgação: http://www.taboaonews.com.br/wp-content/uploads/2011/05/pele-saudavel.jpg

Divulgação: http://www.taboaonews.com.br/wp-content/uploads/2011/05/pele-saudavel.jpg

A vitamina C e E também são importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da pele, atuando na defesa da célula contra os radicais livres. A vitamina C está também envolvida na produção de colágeno dando firmeza e elasticidade à pele. Acerola, goiaba, laranja-lima, pera, limão, pimentão amarelo e vermelho, caju, morango são excelentes fontes de vitamina C. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados para evitar perdas da vitamina: o suco dessas frutas deve ser consumido preferencialmente logo após o preparo e o pimentão não deve ser cozido, já que a vitamina se perde com o calor. A vitamina E é encontrada em óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, cártamo, girassol, oliva), oleaginosas, sementes de girassol, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes, ovos, lentilha e ervilha.

O ômega-3 é imprescindível para manter o bom aspecto da pele, já que é a gordura encontrada em maior quantidade nela. Essa substância mantém a umidade, protege contra as agressões externas e proporciona a nutrição celular local. Os peixes de água salgada são os mais ricos em ômega-3, são eles: cavala, sardinha, atum, arenque e bacalhau. Outras fontes importantes são a linhaça, chia e oleaginosas.

Sendo assim, para manter a pele saudável é importante a inclusão desses alimentos na dieta, ter uma alimentação balanceada e que supra as demandas diárias de vitaminas e minerais. Além disso, é essencial manter uma boa hidratação e evitar exposições prolongadas ao sol, fumo, álcool e estresse que são fatores que contribuem para a produção de radicais livres e consequente envelhecimento.

Texto elaborado pela acadêmica do curso de Nutrição- UNIVALI, Jucimara Morais.

 REFERÊNCIAS:

CAYE, M. T.; RODRIGUES, S.; SILVA, D.; ADRIANO, J. Utilização da vitamina C nas alterações estéticas do envelhecimento cutâneo. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Mariluci%20Caye%20e%20Sonia%20Rodrigues.pdf.> Acesso em: 01 abr. 2014.

FERREIRA, A. M.; SOUZA, B. M. V.; RIGOTTI, M. A.; LOUREIRO, M. R. D. Utilização dos ácidos graxos no tratamento de feridas: uma revisão integrativa da literatura nacional. Rev. esc. enferm. USP, v. 46, n. 3, p. 752-760, 2012.

GUARATINI, T.; MEDEIROS, M.H.G.; COLEPICOLO, P.Antioxidantes na manutenção do equilíbrio redox cutâneo: uso e avaliação de sua eficácia. Quím. Nova [online]. v. 30, n. 1, p. 206-2007, 2007.

Envie seu Comentário