Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Chá: saúde e bem estar!

09 de maio de 2014 0

No oriente os alimentos sempre foram instrumentos de busca e bem-estar. Com o chá não foi diferente. Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C, o imperador chinês Shen Nong, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiênica.

Não só no oriente, mas em todo o mundo, o chá é tradicionalmente usado, como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos.

O  chá verde (camélia sinesis) é útil para diminuir as taxas de colesterol e  ajudar a queimar gordura corporal, pelo efeito termogênico.  Além disso,  estudos tem mostrado  que o chá-verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis,  que evitam a ação de radicais livres,  que degeneram as células, auxiliando, na prevenção do câncer, e exercendo efeito antienvelhecimento.

 

www.sobrecancer.com

www.sobrecancer.com

Outro chá com efeito medicinal é a camomila. É um chá delicado com aroma suave, que  possui excelente  eficácia como anti-inflamatório e contra perturbações estomacais. A camomila é Indicada para: espasmos, cólicas menstruais, diarreia, febre, insônia, náuseas. Tomado após as refeições, principalmente após o jantar, o chá de camomila auxilia o sono e promove uma noite mais tranquila.

Os chás podem ser preparados por infusão ou decocção:

Infusão: Consiste em se despejar água quente (antes de chegar ao ponto de fervura) sobre a planta e depois abafar de 10 a 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervemos as essências poderão volatilizar, causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.

Decocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 5 a 15 minutos, dependendo da dureza das partes utilizadas. Em seguida deve descansar o chá por 10 minutos.

O chá deve ser tomado de preferência longe das refeições, pois podem interferir na absorção de minerais como ferro e cálcio. Aqueles  que estimulam funções digestivas devem ser tomados de preferência  vinte  minutos antes das refeições.

Receita chá de gengibre

Ingredientes:

1 pedaço de 5 cm de gengibre

½ de limão

½ litro de água

½ pau de canela

4 cravos-da-índia

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela de inox, acrescente a canela e o cravo e ferva em fogo brando por 5 minutos. Acrescente o gengibre ralado e o ½ limão e ferva por mais 5 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos.

 

www.clmais.com.br

www.clmais.com.br

 

Benefícios: Melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação estimulante, anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante. Estimula o ânimo e a disposição geral. É indicado também para tratar enjôos, enxaquecas, gripes. Auxilia nas dietas de desintoxicação.

 Referência:
Coury, Soraya Terra. Chá saúde e bem estar. Nutrição e notícias, ano I, n2.

 

Envie seu Comentário