Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pinhão: um alimento rico em fibras e potássio.

20 de maio de 2014 1

Quando o outono ou o inverno chegam, é hora de comer pinhão, hábito bastante comum na região Sul e Sudeste.

O pinhão é um alimento que contém vários nutrientes essenciais como potássio,  cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. O potássio é o mineral que predomina na semente, o que a transforma em uma aliada contra a hipertensão arterial.

De acordo com a nutricionista Cristina Martins, que analisa o alimento na Embrapa Florestas, em Colombo, no Paraná, as fibras do pinhão contribuem para a diminuição do colesterol sanguíneo, e consequentemente, para prevenir doenças cardiovasculares. O seu alto teor em potássio também protege o coração, pois este mineral faz os vasos sanguíneos relaxarem ajudando a controlar a pressão arterial.

oregionalpr.com.br

oregionalpr.com.br

Com a exposição ao fogo, o amido do pinhão sofre reações que o tornam mais gelatinoso, estado que facilita o trânsito intestinal. Além disso, durante o cozimento, a semente absorve pigmentos da casca. Esses compostos que dão o tom acastanhado ou avermelhado são antioxidantes, isto é, minimizam os danos dos radicais livres às células, inclusive dentro dos vasos.

Quem precisa de uma energia extra também tem no pinhão um parceiro incondicional,  pois apesar de  fornecer  174 kcal/100 g, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, isto é,  não  aumentam  rapidamente os níveis de glicose no sangue. O pinhão é rico em amido resistente, que passa praticamente batido pelo processo de digestão. Com atuação semelhante à das fibras no intestino grosso, esses carboidratos estimulam o equilíbrio da flora intestinal, garantindo uma maior proteção contra doenças inflamatórias e tumores.

Salada de Agrião e Pinhão

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de Pinhão cozido

1 xícara (chá) de cebolinha verde picada

1 cebola roxa grande cortada em cubinhos

4 xícaras (chá) de folha de Agrião

Molho:

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de mostarda

1 colher (sopa) de mel

1/4 de xícara (chá) azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Corte os pinhões em rodela e misture em uma saladeira com a cebolinha, a cebola e o agrião. Em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa até obter um molho homogêneo. Regue a salada com o molho, misturando delicadamente. Sirva.

mdemulher.abril.com.br

mdemulher.abril.com.br

Referências:
Disponível em: <http://saude.abril.com.br/edicoes/0352/nutricao/tempo-pinhao-693526.shtml>
Disponível em: <http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>

Comentários (1)

Envie seu Comentário