Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tapioca: patrimônio cultural, versatilidade e glúten free

26 de maio de 2014 0

Preparação antiga nas regiões Norte e Nordeste, mas atualmente está fazendo parte de todos os cantos do Brasil por ser algo de fácil preparo e versatilidade.

Versatilidade esta explicada por sua aceitação por recheios tanto doces como salgados, e também, pela possibilidade de ser servida como lanche ou sobremesa ou até mesmo no café da manhã.

Iguaria artesanal tipicamente brasileira, a tapioca começou pela atividade indígena, tendo como base a fécula – farinha composta de amido – da mandioca. Este material é hidratado e peneirado, gerando a goma da tapioca.

O seu modo de preparo é extremamente simples. Deve-se por 2 ou 3 colheres de sopa da goma de forma que cubra o fundo da frigideira (não é preciso colocar gordura pois este preparo já é antiaderente). Ao mexer o utensílio, se a tapioca se movimentar com facilidade parecendo uma panqueca significa que está no ponto. Vire-a e asse do outro lado por pouco tempo, uns 5 segundos. Coloque os recheios de sua preferência no lado menos assado e é só fechar como um pastel.

O pão francês pode ser substituído pela tapioca, que por não conter a farinha de trigo em sua composição, pode ser considerada livre de glúten.

Opção de recheio para a tapioca doce:

Aveia em flocos + banana esmagada + canela

viajandocomatraveltime.blogspot.com

viajandocomatraveltime.blogspot.com

Opção de recheio para a tapioca salgada:

Semente de linhaça + ovo mexido + tomate + orégano

Texto Elaborado pelas acadêmicas do curso de Nutrição- UNIVALI do 3º Período: Amanda M. Lisboa de Castilho e Ana Paula De Martini Weber sob orientação da Professora Luciane Angela Nottar Nesello.

Referênicas:
SILVA, P. A. et al. Caracterização de farinhas de tapioca produzidas no estado do Pará. Ciência Rural. Santa Maria, v. 43, n. 1, jan., 2013.
SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: Conceitos e controvérsias. 8. ed. Barueri: Manole, 2003.

Envie seu Comentário