Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pipoca: além de saborosa, rica em fibras e antioxidantes.

05 de junho de 2014 0

Uma boa alternativa para lanches durante os jogos da copa pode ser a pipoca. De acordo com um estudo, a pipoca além de ser rica em fibras é rica também em antioxidantes, conhecidos como polifenóis, substâncias que podem reverter o dano causado ao corpo pelos radicais livres.

A presença de fibra alimentar neste alimento está relacionada com a prevenção de enfermidades como diverticulite, câncer de cólon, obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes.

quitandasemgluten.blogspot.com

quitandasemgluten.blogspot.com

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que o consumo de um lanche à base de grãos integrais, rico em fibras, e de baixa densidade energética como a pipoca com pouca gordura, pode ser uma boa estratégia para ajudar as pessoas a reduzir os fatores de risco para doenças crônicas.

A pesquisa avaliou pessoas de 30 a 70 anos, obesas, que consumiram 100 kcal/dia de pipoca com baixo teor de gordura, durante 12 semanas. Um grupo (n=64) consumiu a pipoca em conjunto com uma dieta hipocalórica, o segundo grupo (n=61) seguiu a dieta usual juntamente com a pipoca, e o terceiro grupo (n=57) serviu como controle da pesquisa, seguindo sua alimentação normal. Todos os grupos faziam parte de um programa de exercício cardiovascular progressivo e tiveram a composição corporal medida no início e no final do estudo.

Após as 12 semanas,  tanto o grupo que consumiu uma dieta usual com pipoca, quanto o grupo controle haviam obtido pequena redução no peso corporal , porém o grupo que consumiu pipoca juntamente com uma dieta hipocalórica apresentou excelentes resultados na redução no peso corporal, circunferência da cintura e gordura corporal.

O estudo concluiu que a pipoca utilizada em lanches intermediários diariamente pode ser um coadjuvante tanto na perda de peso quanto na composição corporal.

É importante ressaltar que:

Você não deve substituir frutas e legumes por pipoca. No entanto, se você está pensando em comer lanches gordurosos e de alta caloria, considere a pipoca em seu lugar. No entanto, evite a pipoca industrializada ou já pronta para ir ao micro-ondas, pois estas podem conter alto teor de gordura e sódio.

Pipoca no micro-ondas:

Ingredientes:

Milho para pipoca

Óleo de soja

Sal

Preparo:

Num recipiente de vidro ou porcelana coloque o milho para pipoca, pequena quantidade de óleo e sal e mexa com uma colher. Cubra o recipiente e coloque no micro-ondas. Ligue o micro- ondas na potência alta por 10 minutos.Retire o recipiente o micro-ondas, descubra com cuidado e sirva a pipoca imediatamente.

Referências:
Popcorn: The snack with even higher antioxidants levels than fruits and vegetables. Disponível em: <http://www.sciencedaily.com/releases/2012/03/120325173008.htm>.
Grandjean, A.C.Popcorn Consumption and Dietary and Physiological Parameters of US Children and Adults: Analysis of the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 1999-2002 Dietary Survey Data. Journal of the American Dietetic Association, v.108, May 2008, P. 853–856.
Kawiecki et al. Daily popcorn snack as parto f a hypocaloric diet decreases body weight and body fat. Disponível em: <http://www.conagrafoodsscienceinstitute.com/pdfs/daily-popcorn-snack-as-part-of-hypcaloric-diet.pdf>.

 

Envie seu Comentário