Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Abacate: fonte de fibras

06 de junho de 2014 0

No Brasil há mais de cem tipos de abacates, o que garante uma alta produção da fruta o ano todo, porém, esta fruta não é muito consumida, pois existe uma crença de que o abacate engorda e aumenta o risco de doenças cardíacas.

Ainda que seja mais calórico do que a maioria das frutas ( 96kcal /100g), ao contrário do que muitas pessoas pensam, o abacate possui gorduras benéficas e se consumido de forma correta, ajuda a regular os níveis de colesterol, diminuindo o LDL, o chamado colesterol ruim e se consumido em pequenas quantidades ajuda a manter o peso adequado.

clubedapapinha.blogspot.com

clubedapapinha.blogspot.com

Servido como parte de uma refeição ou lanche, o abacate irá contribuir com nutrientes importantes: Além do excelente tipo de gorduras é rico em fibras alimentares, potássio e ácido fólico e, além disso, possui substâncias antioxidantes benéficas à saúde, conhecidas como carotenoides.

Pode ser consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no Guacamole, ou como sobremesa ( batido com leite e açúcar) ou ainda apenas esmagado com açúcar e limão.

Composição de Alimentos por 100g de Abacate cru:

Energia (Kcal) 96,0
Proteína (g) 1,2
Lipídeos (g) 8,4
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 6,0
Fibra Alimentar (g) 6,3
Cinzas (g) 0,5
Cálcio (mg) 8,0
Magnésio (mg) 15,0
Potássio (mg) 206,0

Salada arco-íris com abacate:

- 2 abacates médios, maduros, picados em cubos

- 16 tomates cereja

- 1 pé de alface

- 1 cebola roxa cortada em cubinhos

- Folhas de coentro a gosto

- Limão-siciliano ou limão-taiti

- Azeite e sal a gosto

- Pimenta dedo de moça picada, sem sementes, a gosto

• Primeiro descasque e pique o abacate em cubos, colocando-os de molho em água e limão para que não escureçam. Lave e corte os tomates cerejas ao meio. Lave e seque as folhas de alface

• Pique a cebola roxa em cubinhos e reserve. Se preferir, dê um choque de temperatura na cebola, para que ela fique com sabor mais delicado. Coloque os cubinhos em água fervendo por dois minutos, escorra e coloque em água gelada.

• Abra a pimenta dedo de moça, retire as sementes e pique-as bem miudinhas.

• Para a montagem, disponha as folhas de alface nos pratos. Em seguida, arranje as metades dos tomates e os cubos de abacate. Polvilhe a cebola picada, a pimenta e as folhas de coentro. Por último, esprema o limão, espalhe o azeite, salgue e raspe a casca do limão sobre a salada.

Referências:
Disponível em: <http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>.
Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/aprenda-fazer-salada-com-abacate.html>.

Envie seu Comentário