Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas

16 de julho de 2014 0

O exercício físico, com a devida moderação, traz benefícios orgânicos. Entretanto, atividades físicas que ultrapassam os limites fisiológicos promovem um aumento na produção de radicais livres, os quais, quando não são devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos podendo originar diversas doenças além de acelerar o envelhecimento precoce.

O termo radical livre refere-se a moléculas com átomos altamente reativos, que contêm número impar de elétrons em sua última camada eletrônica, causando assim o envelhecimento precoce das células.

Sabe-se, atualmente, que as condições de vida, o meio ambiente (ação de poluentes, drogas, estresse físico e mental), fatores genéticos, nutricionais e culturais exercem enorme influência no processo de doenças degenerativas e envelhecimento.

www.posfefisa.com.br

www.posfefisa.com.br

Uma alimentação natural e equilibrada, com a inclusão de vegetais folhosos, legumes, frutas frescas, nozes, castanhas, cereais integrais, carnes magras, ovos e laticínios reforça o sistema imunológico e combate os radicais livres e seus efeitos maléficos sobre o organismo.

O sistema de defesa antioxidante humano é composto por principalmente pelas enzimas catalase, superóxido dismutade (SOD) e glutationa peroxidase. Essas enzimas são capazes de modificar os radicais livres, inativando seus efeitos maléficos sobre o organismo.

Especialmente para atletas, a inclusão de antioxidantes na dieta está relacionada com a diminuição do risco do desenvolvimento de doenças e envelhecimento precoce associado ao acúmulo de radicais livres.

A informação dos atletas sobre a relação da alimentação e desempenho físico se baseia na ingestão de carboidratos e proteínas, visando o controle da fadiga e da síntese de proteínas musculares, respectivamente.

De fato, a insuficiência dos nutrientes energéticos necessários, como glicogênio muscular ou glicose do sangue, pode causar fadiga que é definida como impossibilidade de manter o esforço num nível desejado de intensidade.

A vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos e, a deficiência dessa vitamina pode resultar em câimbras musculares, fraqueza e em alguns casos a anemia. Estes sintomas prejudicam o desempenho físico, promovem sensações de fraqueza e dificultam a resistência aeróbica.

A nutrição adequada é essencial para garantir ao atleta um suprimento suficiente de nutrientes na dieta não só para fornecer a energia necessária, como carboidrato, gordura e proteínas, mas também para garantir o metabolismo ideal do substrato de energia via vitaminas, minerais e água.

Suco Verde Antioxidante:

Ingredientes:

• 1 folha de couve (ou outra folha verde-escura) • 1 ½ xíc. (chá) de frutas vermelhas congeladas (morango, framboesa, amora) • 2/4 de copo (150 ml) de suco de laranja (ou água de coco) • 1 punhado de folhas de hortelã

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba sem coar.

Referência:
FANHANI, A. P.G; FERREIRA, M. P. Agentes Antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas.SaBios-Revista de saúde e biologia. v.1, n.2, p.31-41.

Envie seu Comentário