Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hortaliças: Alimentos Funcionais

31 de julho de 2014 0

Estudos epidemiológicos conduzidos em animais mostraram que determinados componentes das frutas e hortaliças são capazes de prevenir o câncer e doenças coronarianas. Estes estudos levaram a Agência de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) a aprovar a alegação de que tais alimentos são benéficos à saúde.

As hortaliças são um importante componente da dieta, sendo tradicionalmente servidas junto com um alimento proteico (carne ou peixe) e um carboidrato (massa ou arroz). Elas fornecem não apenas variedade de cor e textura às refeições, mas também nutrientes importantes. As hortaliças têm pouca gordura e calorias, relativamente pouca proteína, mas são ricas em carboidratos e fibras e fornecem níveis significativos de micronutrientes à dieta. Além disso, possuem uma variada gama de compostos funcionais.

www.tocadacotia.com

www.tocadacotia.com

Compostos Funcionais presentes nas Hortaliças:           

Fibras:

Componentes do alimento que não são digeridos pelo homem. O consumo adequado de fibras previne a prisão de ventre e as hemorróidas e pode auxiliar na prevenção da obesidade, diabetes, câncer de cólon, úlceras e doenças coronarianas.

Vitamina C:

Micronutriente mais associado a frutas e hortaliças, que fornecem mais de 90% desta vitamina à dieta humana. Possui diversas funções biológicas na formação de colágeno, absorção de ferro inorgânico, redução do nível de colesterol, inibição da formação de nitrosaminas e fortalecimento do sistema imunológico. Como antioxidante, reduz o risco de aterosclerose, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.

Polifenóis:

Antioxidantes mais abundantes da dieta. Esta classe compreende uma diversidade de compostos, dentre eles flavonóides (berinjela, morango), flavinóides (batata, repolho branco), ácidos fenólicos, cumarinas, taninos e lignina. Eles participam dos processos metabólicos responsáveis pela cor, adstringência e aroma dos alimentos. Todos possuem propriedades anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e antialérgicas.

Carotenoides:

São uma classe de pigmentos amarelo-alaranjado-vermelhos distribuídos em várias frutas, hortaliças, temperos e ervas. De centenas de carotenoides que ocorrem naturalmente, apenas 50 têm atividade biológica significativa. Uma importante função de alguns carotenoides é o seu papel como precursor de vitamina A.

A vitamina A pré-formada é encontrada apenas em alimentos de origem animal. Sua deficiência é um problema sério de saúde pública, sendo a maior causa de mortalidade infantil em países em desenvolvimento. Uma deficiência prolongada pode produzir alterações na pele, cegueira noturna, ulcerações na córnea, distúrbios de crescimento e dificuldade de aprendizado na infância. Os carotenoides são convertidos em vitamina A, à medida que o organismo necessita, com graus variáveis de eficiência.

Suco de Couve com Maracujá:

Ingredientes:

• 2 folhas médias de couve picadas • 1 polpa de maracujá grande • 1 maçã média picada (opcional, para adoçar) • 1 e 1/2 copo de água gelada

Preparo:

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva.

Referência:
CARVALHO et al. Hortaliças como alimentos funcionais. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

Envie seu Comentário