Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aveia e o seu alto teor em fibras

29 de agosto de 2014 0

Com o crescente interesse em alimentos funcionais e nutracêuticos, a aveia (Avena sativa L.) tem se destacado, devido ao seu teor de fibras alimentares e principalmente às beta-glucanas.

A aveia (Avena sativa L.) é um cereal de excelente valor nutricional, destacando-se dentre os cereais por seu teor e qualidade proteica, variando de 12,4 a 24,5% no grão descascado.

Dentre as fibras presentes da aveia, destacam-se as β – glucanas, componentes estruturais das paredes celulares dos cereais.

 

www.bolsademulher.com

www.bolsademulher.com

Em 1997 o FDA (Food and Drug Administration – EUA) autorizou a rotulagem de produtos à base de aveia com as seguintes informações: “Dietas ricas em aveia ou farelo de aveia e pobres em gordura saturada e colesterol podem reduzir o risco de doenças coronárias”. Isto foi baseado em múltiplos estudos clínicos sobre os efeitos de aveia e farelo de aveia na redução do colesterol sérico e na consequente diminuição dos riscos de doenças coronárias.

As β glucanas, fibras alimentares na maioria solúveis, atuam na redução do colesterol em indivíduos com hipercolesterolemia. Além disso, o consumo de aveia pode diminuir a absorção de glicose, o que é benéfico para diabéticos.

Uma pesquisa avaliou a concentração de b-glucanas no cultivar de aveia e seus produtos, para verificar se existe alteração no teor desta fibra no decorrer do processamento, concluiu-se que o Farelo de Aveia apresentou maior teor em B-Glucanas, trazendo melhores benefícios.

Mingau de Aveia: 

Ingredientes:

1 copo de leite desnatado.

3 colheres de farelo de aveia.

1 colher de açúcar mascavo.

Canela em pó a gosto. 

Modo de Preparo:

Em uma panela adicione o leite, a aveia e o açúcar e mexa bem; Espere até levantar fervura;Agora é só aguardar ficar um creminho por cima e desligar o fogo;Salpique um pouco de canela em pó por cima e sirva.

www.mexidodeideias.com.br

www.mexidodeideias.com.br

Referência:
DE SÁ, R.M; DE FRANCISCO, A; SOARES, F.C.T. Concentração de B- Glucanas nas diferentes etapas do processamento da Aveia. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20611998000400013&script=sci_arttext>.
DE SÁ et al. Variação do conteúdo de B- Glucanas em cultivares brasileiros de aveia. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/CTA/VOL20N1/VOL20N1_18.PDF>.

Envie seu Comentário