Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alho: Alimento Funcional

06 de outubro de 2014 1

O alho (Allium sativum L.) é um alimento funcional rico em alicina que possui ação antiviral, antifúngica e antibiótica, aliina que apresenta ação hipotensora e hipoglicemiante e tem considerável teor de selênio que age como antioxidante.

Alguns compostos sulfurados presentes no alho possuem atividade vasodilatadora e hipocolesterolemiante, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. As demais substâncias encontradas no alho possuem atividade imunoestimulatória e antineoplásica.

O alho possui também inulina, um polissacarídeo que tem importantes propriedades funcionais estimulando os componentes do sistema imune, ajudando na absorção de cálcio, favorecendo a síntese da vitamina B e diminuindo parâmetros lipídicos.

www.saudedica.com.br

    www.saudedica.com.br

A inulina age como fibra alimentar e prebiótico, melhorando a flora intestinal, resultando em alívio de constipação, melhoria da composição de lipídios do sangue e eliminação da produção de substâncias putrefativas no trato intestinal.

Este polissacarídeo resiste à lise no sistema digestivo humano, o que favorece seu emprego para produtos dietéticos. Ao alcançar o cólon, sofre degradação por Bifidobactérias, o que estimula o crescimento bacteriano no cólon, inibe o crescimento de bactérias patogênicas e putrefativas, reduz a formação de produtos tóxicos da fermentação e age na prevenção do câncer de cólon.

De acordo com a TACO, tabela brasileira de composição de alimentos, 100 gramas de alho cru possui 113 kcal, 7g de proteínas, 23,9g de carboidratos, 4,3g de fibras e 149mg de Fósforo.

O Ministério da Saúde do Canadá e Agência Federal Alemã de Saúde sugerem ingestão de 4 gramas de alho cru ou 8 mg de óleos essenciais por dia.

Referência:
DALONSO et al. Extração e caracterização de carboidratos presentes no alho (Allium sativum L.): proposta de metodologia alternativa. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas, 2009.

Comentários (1)

  • Jaimir de Limeira diz: 7 de outubro de 2014

    A quem interessar, a supracitada Tabela TACO tem dados nutricionais sobre quase todos os alimentos que você imaginar, é fácil explorá-la neste site: http://alimentos.alhur.es/

Envie seu Comentário