Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Simbióticos melhoram tratamento da Síndrome Metabólica

20 de outubro de 2014 0

A Síndrome Metabólica (SM) está associada a um maior risco para Doenças Cardiovasculares (DCV) e Diabetes Melito (DM).

Os simbióticos proporcionam ação conjunta de prebióticos e probióticos, podendo ser classificados como componentes dietéticos funcionais.

Os Prebióticos e Probióticos podem desempenhar papel importante no tratamento da SM pela melhora no perfil lipídico e diminuição da resistência à insulina.

www.surfguru.com.br

    www.surfguru.com.br

Estudo prospectivo, randomizado, duplo cego, controlado, de Eslamparast e col. procurou mostrar os benefícios da suplementação de simbióticos em adultos com SM. Foram randomizados 38 participantes para receber duas cápsulas ao dia na concentração 2×10⁸ UFC dos probióticos: Lactobacillus casei, Lactobacillus rhamnosus, Streptococcus thermophilus, Bifidubacterium breve, Lactobacilluis acidophilus, Bifidubacterium longum and Lactobacillus bulgaricus e 250mg de frutooligossacarídeos (grupo simbiótico – GS), ou duas cápsulas contendo 250mg de maltodextrina (grupo placebo – GP), durante 28 semanas.

Os pacientes também receberam orientação nutricional, e aconselhamento para prática de atividade física. Os dois grupos apresentavam redução do IMC e da circunferência da cintura e tiveram melhora no perfil metabólico (glicemia, insulinemia e perfil lipídico). Porém, o GS obteve redução mais significativa para triglicérides, colesterol total e aumento significativo nas concentrações de HDL e melhora na resistência à insulina.

Os autores concluíram que a suplementação com simbióticos mostrou resultados positivos no tratamento da SM.

Referência:
BARONE, MICHELLE. Simbióticos melhoram tratamento da Síndrome Metabólica. Ganep News.
STEFE, C.D. A; ALVEZ, M.A. R; RIBEIRO, R.L. Probióticos, Prebióticos e Simbióticos – ARTIGO DE REVISÃO. Saúde e Ambiente em Revista. v.3, n.1, jan./jun. 2008

Envie seu Comentário