Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Benefícios de consumir aveia

22 de outubro de 2014 1

Por ser encontrado facilmente nos supermercados (em flocos, farelo ou farinha) e ainda possuir um sabor considerado agradável pela maioria das pessoas, a aveia é o mais popular entre os cereais conhecidos.

Rica em minerais como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia possui inúmeras propriedades, como facilitar a digestão, melhorar o funcionamento intestinal, controlar a pressão arterial, diminuir o chamado colesterol ruim (LDL),controlar a quantidade de açúcar no sangue, dar sensação de saciedade e ainda auxiliar na perda de peso.

A recomendação de consumo diário é de 30g ou 3 colheres de sopa, e essa quantidade pode ser ingerida, por exemplo, em forma de mingau na hora do café, lanche ou antes do treino.

www.emporiomedina.com

                   www.emporiomedina.com

Para preparar o mingau, é necessário leite, açúcar e aveia. Porém algumas alterações podem ser feitas para auxiliar ainda mais na perda de peso, como trocar o leite integral pelo desnatado ou semi e o açúcar branco pelo mascavo ou demerara, ou ainda por adoçantes como “xilitol” ou “agave”. A aveia pode ser utilizada em flocos ou em farelo e ainda pode ser adicionado um pouquinho de canela, que possui efeito termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo.

Basta juntar todos os ingredientes em uma panela e levar para o fogo. Mexes bem até levantar fervura e esperar criar Consistência de creme, depois é só salpicar a canela e servir.

Para quem preferir, a aveia ainda pode ser consumida com frutas, iogurtes, vitaminas, em panquecas, pães, biscoitos e até mesmo para empanar carnes e vegetais.

É importante lembrar também, de sempre consumir muita água durante o dia, pois a aveia pode causar o efeito contrário, levando à constipação intestinal e prejudicando o processo de emagrecimento.

Texto Elaborado pela Acadêmica de Nutrição – UNIVALI: Julia Cardoso

Referências:
Disponível em:
Blog Bolsa de Mulher: http://www.bolsademulher.com/corpo/aveia-todo-dia/
Blog Minha Vida: http://www.minhavida.com.br/alimetacao/materiais/12191-aveia-ajuda-a-emagrecer-e-reduzir-o-colesterol
Blog Melhor com saúde: http://melhorcomsaude.com/beneficios-consumir-aveia-diariamente/

Comentários (1)

  • Elaine diz: 18 de agosto de 2015

    gostei da dica da aveia , mas atualmente estou tomando linhaça só que nao gosto muito dos grãos e a farinha da linhaça faz menos efeito …acho que vou trocar um pouco por aveia …

Envie seu Comentário