Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Desperdícios Alimentares

06 de novembro de 2014 0

O mundo está vivendo uma grave crise alimentar global provocada pelos efeitos combinados de diversos fatores como a especulação das reservas alimentares, os fenômenos meteorológicos extremos, as baixas reservas de cereais, o crescimento do cultivo para os biocombustíveis e os preços elevados do petróleo.

Está previsto que a procura de alimentos aumentará nas próximas décadas, como resultado do crescimento populacional. De acordo com as atuais projeções, para sustentar a procura, deverá ocorrer um aumento de 50% na oferta de alimentos até 2050.

Isso exigirá uma adequação da população que terá que encontrar formas para alterar os seus hábitos.

Um estudo da UNEP, Programa das Nações Unidas para o ambiente, revela que metade do que hoje é produzido perde-se na produção, distribuição e no consumo. Portanto, para alimentar toda a população projetada para os próximos anos, bastaria tornarmo-nos mais eficientes.

www.blogiveco.com.br

                           www.blogiveco.com.br

O que se verifica atualmente é que no mundo se produzem alimentos suficientes para toda a população. No entanto, existe uma distribuição desigual, provocando excessos em determinadas regiões (países desenvolvidos) e escassez noutras (países não desenvolvidos).

Apesar de alguns alimentos serem destruídos devido a fatores ambientais ou no transporte para o mercado, muitos dos desperdícios resultam do mau planejamento e excesso de compra por parte dos consumidores.

Um estudo da WRAP, Programa de Ação sobre Resíduos e Recursos do governo Britânico, afirma que um terço dos alimentos que é comprado não chega a ser consumido.

Se levarmos  em conta todas as perdas, entre o produtor e o consumidor final, estima-se, que para cada 100 kg de alimentos produzidos para consumo humano, são perdidos entre 40 e 50%  sendo consumidos apenas entre 50 a 60 kg.

Muitos dos indivíduos optam por efetuar as compras mensalmente. Este fator faz com que, se compre uma grande quantidade de alimentos que podem estragar gerando os chamados desperdícios alimentares.

Assim, uma solução poderá ser a realização de compras mais frequentes, o que facilita também o planejamento e a gestão dos alimentos. Caso se efetue compras semanalmente a probabilidade destes alimentos estragarem é menor.

A outra solução de redução de desperdícios está associada ao reaproveitamento dos resíduos alimentares.

Listamos abaixo várias sugestões para reaproveitamento de cascas e folhas de alimentos, evitando-se desperdícios alimentares:

• Panqueca Verde;

• Bolo de cascas de frutas;

• Carne ensopada com casca de melancia;

• Salada de casca de maracujá;

• Salpicão de cascas e talos;

• Bolinhos de peixe;

• Arroz de carne com legumes.

Referência:
CASEIRA, M.A.S. Desenvolvimento de uma calculadora de Resíduos Alimentares. Julho, 2009.

Envie seu Comentário