Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alimentação em época de crise

28 de novembro de 2014 1

Fazer as refeições em casa, comprar frutas e legumes da estação e ocasionalmente, substituir a carne por fontes de proteínas alternativas, como ovos e feijão é uma ótima alternativa para quem está passando por uma crise financeira.

É possível seguir algumas diretrizes e continuar comprando alimentos saudáveis. Escolhas inteligentes e programadas podem lhe proporcionar uma alimentação adequada por preços mais acessíveis.

cartaovalemais.com.br

               cartaovalemais.com.br

Frutas e Vegetais:

Comprar frutas e legumes da estação é bastante econômico. Aproveite para comprar alguns alimentos em maior quantidade, podendo receber descontos.

Uma das melhores formas de conseguir vegetais e frutos frescos é cultivá-los você mesmo, caso possua um quintal ou um pequeno jardim com espaço suficiente para fazê-lo. Caso não tenha espaço, poderá sempre plantar ervas frescas em um vaso dentro de casa.

Proteínas:

É preferível comprar peças de carne “não preparadas”. Poderá marinar ou rechear a carne você mesmo, assim poupará dinheiro e poderá ter um maior controle sobre o teor nutricional e o teor de sódio dos temperos.

Comprar uma galinha inteira com os ossos custa menos, e você poderá retirá-los facilmente para preparar saborosos peitos de galinha.

As carnes menos nobres da vaca ou do porco são mais baratas, contudo, apresentam muitas vezes uma rigidez ou gorduras o qual podem torná-las desagradáveis.

Entretanto, a carne não é a única opção. Substitua a carne por alternativas proteicas duas ou três vezes por semana. O feijão e os ovos são exemplos de excelentes fontes proteicas que ajudam a manter bons níveis de nutrição em tempos de crise.

Minimize o desperdício alimentar:

Cozinhe as refeições na quantidade adequada para o número de pessoas em casa, de forma que não haja desperdícios. Entretanto, pode-se optar por cozinhar em grande quantidade com o intuito de congelar e aproveitar a comida para mais refeições.

Descasque os alimentos com casca fina, utilizando descascadores. Preparar as hortaliças e frutas o mais próximo possível do momento da confecção.

Aproveite os talos das hortaliças e frutas para bases de sopas e purês. Aproveite a água de cozedura das verduras para sopa, estufados ou outros cozinhados, uma vez que concentra diversos nutrientes.

Dicas Gerais:

  • Antes de ir às compras organize a sua lista de compras.
  • Compre produtos em saldo ou em promoção e congele para consumir mais tarde.
  • Não caia nas armadilhas dos hipermercados. Junto aos caixas são colocados vários produtos como gomas, doces, bolos, biscoitos, entre outros, que as pessoas são tentadas a comprar enquanto esperam na fila para pagar. Concentre-se na secção dos legumes e frutas frescas.
  • Tente sempre que possível fazer as refeições em casa.
Referência:
http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-alimentacao-economica.html>.

Comentários (1)

  • Marília diz: 28 de novembro de 2014

    Excelentes dicas. E além de economizar um dim dim, aproveitamos para nos alimentar de maneira mais consciente e correta.

Envie seu Comentário