Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Consumir melancia pode diminuir risco de doenças cardiovasculares

28 de novembro de 2014 0

A melancia, originária das regiões secas da África tropical, é a Cucurbitácea mais produzida no mundo. No Brasil, as regiões mais indicadas para o plantio da melancia situam-se no Semiárido Nordestino, nas quais podem ser plantadas em qualquer época do ano.

Apresenta agradáveis características sensoriais de aroma, cor, sabor e refrescância e sua polpa e a casca são utilizadas para a produção de farinhas, produtos desidratados e sucos.

Encontra-se entre as frutas que apresentam altos teores de água e que produzem grande quantidade de resíduos como, cascas, entrecascas e sementes. Deve-se ressaltar a necessidade de seu processamento como forma de aproveitamento de resíduos e diminuição do desperdício devido sua alta perecibilidade.

www.saudedica.com.br

                          www.saudedica.com.br

A melancia constitui fonte de minerais (potássio, magnésio, cálcio e ferro) e aminoácidos (citrulina e arginina), além de ser rica em compostos com propriedades antioxidantes como o licopeno, vitamina C, flavonoides e outros compostos fenólicos.

Seu consumo tem sido associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata, estômago e pulmão, ao tratamento de diabetes mellitus, da síndrome metabólica e à redução da pressão arterial.

Pesquisadores das universidades do Kentucky e de Purdue, nos Estados Unidos, deram uma dieta rica em gordura saturada e colesterol a ratos. Depois, os animais foram divididos em dois grupos: um tomou suco de melancia e o outro recebeu água com carboidratos. Aqueles que ingeriram o sumo da fruta tiveram queda de 50% nos níveis de colesterol ruim e nas placas das artérias, além de um ganho de peso 30% menor.

De acordo com a TACO, tabela brasileira de composição de alimentos, 100 gramas de melancia crua possui: 33 Kcal, 8mg de Cálcio, 10mg de Magnésio, 12mg de Fósforo e 104mg de Potássio.

Suco detoxificante de melancia com gengibre:

Ingredientes:

• 3 fatias de melancia sem caroço

• 1 colher de chá de linhaça triturada

• 1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir-se.

www.megareceitas.com.br

www.megareceitas.com.br

Referências:
Massa et al. Concentrado de melancia (Citrullus vulgaris schrad): aceitação sensorial, parâmetros microbiológicos, físico – químicos e determinação de fitonutrientes. Curitiba, v.32, n.1, p. 113 – 124, jan./jun. 2014.
MANARINI, T; SILVEIRA, J. Melancia afasta infarto. Rev. Saúde é Vital. Dezembro, 2012.

Envie seu Comentário