Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Água de coco: hidratante natural

05 de janeiro de 2015 1

A água de coco vem ganhando espaço no mercado como uma bebida de vasto potencial comercial, pois além de ser um produto natural e praticamente livre de contaminações, possui baixo teor calórico, considerável valor nutricional e apresenta aroma e sabor suaves.

Quanto às características nutricionais, a água de coco é uma bebida relativamente pouco calórica apresentando aproximadamente 20 calorias/100 ml. É composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais e vitaminas.

A água de coco contém vitaminas do complexo B e pode ser considerada boa fonte de vitamina C quando o coco ainda está verde. Quanto aos minerais, são encontrados nesta bebida o sódio e o potássio, além de cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre.

www.mangai.com.br

        www.mangai.com.br

É importante destacar que a composição deste produto pode variar bastante de acordo o processo de maturação do fruto e com a composição do solo onde o coqueiro é cultivado.

Há anos a água de coco vem sendo utilizada pela cultura popular como bebida capaz de combater a desidratação. Estudos recentes comprovam este conceito considerando a bebida um importante repositor de eletrólitos.

Assim, tem-se levantado a possibilidade de uso da água-de-coco para a reidratação em casos de diarréia crônica, pois além da grande quantidade de potássio possui glicose. Inclusive a água proveniente de cocos jovens também vem sendo apresentada como possível substituta às bebidas utilizadas para reidratação após o exercício físico.

Este líquido naturalmente obtido do coco verde se destaca por sua capacidade diurética, seu poder antioxidante e ainda tem apresentado ação protetora em relação ao aparecimento de tumores malignos.

Estudos têm demonstrado que a água de coco tem efeitos de proteção do fígado, de combate ao estresse oxidativo e de inibição do aparecimento de células cancerosas. Supõe-se ainda que esta possa apresentar ação indireta na prevenção do enfarte do miocárdio.

A importante capacidade antioxidante pode estar associada à presença da vitamina C, mas também se estuda a interação com outros possíveis compostos ativos.

Mas lembre-se a melhor água de coco é a que consumimos “in natura”. As que são industrializadas, vendidas em caixinhas, geralmente possuem adição de açúcar e conservante (metabissulfito – também conhecido como conservador INS 223).

Apesar de não haver uma indicação da quantidade diária de água de coco a ser consumida, em alguns casos especiais – como hipertensão e doença renal- seu consumo deve ser controlado devido ao seu conteúdo de sódio e potássio.

Referências:
CARVALHO J. M. C.; MAIA G. A., SOUZA P. H. M.; MAIA G. A. J. Água-de-coco: Propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Ciências agropecuárias, vol. 27 n. 3, pág. 437-452, jul./set 2006.
TROMMER, R. Propriedades nutricionais da água-de-coco. 

 

Comentários (1)

  • Paulo Henrique Mendes do Vale diz: 8 de abril de 2015

    Comprei uma agua de coco natural congelada no supermercado Angeloni aqui em Florianópolis/SC e fiquei maravilhado, a marca é Triunfo e só existe ela por aqui. Acho que deveriam provar pois o produto é perfeito… Sem palavras

Envie seu Comentário