Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Papel da Nutrição na Acne

13 de abril de 2015 0

A acne vulgar é uma doença comum de pele que afeta cerca de 80% de adolescentes e adultos. A alimentação inadequada pode ser um dos fatores contribuintes para o surgimento ou agravamento deste problema. Sabe-se que uma dieta com excesso de gorduras e rica em alimentos altamente processados é pró-inflamatória, podendo piorar a acne. Também uma dieta com alto índice glicêmico (alimentos que elevam o nível de glicose no sangue rapidamente) pode contribuir para agravar o problema.

Portanto, se você quer tratar ou prevenir a acne, evite alimentos gordurosos e industrializados e consuma mais vegetais, frutas e cereais integrais, pois estes alimentos são ricos em antioxidantes e fibras e possuem menor índice glicêmico. Consuma ainda alimentos ricos em Zinco, Selênio, Cobre e Vitamina A, pois estes nutrientes possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante contribuindo para a melhora da pele.

Disponível em:camilacoelho.com

Disponível em:camilacoelho.com

Zinco: possui efeito imuno modulador e auxilia na cicatrização tecidual, além de ter ação antioxidante e melhorar a resposta inflamatória. São boas fontes de zinco: ostra, alho, sementes de girassol e abóbora.

Selênio: aumenta a resposta antioxidante. A melhor fonte de selênio é a castanha-do-pará (a recomendação é 2 a 3 castanhas por dia para atingir a necessidade diária deste mineral).

Cobre: possui ação antibiótica e estimula a ação do sistema imunológico contra infecções microbianas. São boas fontes de cobre os cereais integrais, frutas secas e cacau.

Vitamina A: importante para a manutenção da integridade da pele. Para obter vitamina A na sua dieta consuma ovos, vegetais verde-escuros e de coloração alaranjada.

———————–

Referências:

ISMAIL, N.H. MANAF, Z.A. AZLZAN, N.Z. Consumo glicêmico alta carga dieta, leite e sorvete estão relacionados com acne vulgaris em adultos jovens malaios: um estudo de caso-controle. BMC Dermatol. 2012; 12: 13. PUJOL. A.P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro, Editora Rubio, 2012.

Envie seu Comentário