Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ovo: um alimento importante para os idosos

03 de maio de 2015 0

O ovo é fonte de proteína e seu consumo contribui para evitar a perda de massa magra. De acordo com o grupo PROT-AGE, evidências mostram a necessidade de um aumento de ingestão de proteínas para o idoso. Esta necessidade ocorre devido ao declínio da resposta anabólica. Esse aumento é necessário pelo efeito das respostas inflamatórias e condições catabólicas associadas com doenças agudas e crônicas que ocorrem com a idade.

Nutricionalmente equilibrado, o ovo possui em sua composição carotenóides importantes para a saúde dos olhos: a luteína e a zeaxantina. Godrow at all, concluíram que o consumo de ovos por 33 pessoas acima de 60 anos durante 12 semanas elevou os níveis de luteína e zeaxantina sem elevar o colesterol plasmático.

ovo1
O ovo também é rico em nutrientes antioxidantes importantes para a saúde como: vitamina A, zinco, magnésio e selênio.

É um dos poucos alimentos que possui vitamina D em sua composição e por isso, pode contribuir para um melhor aporte desta vitamina tão importante para o  equilíbrio do organismo.
A colina, presente em grande quantidade no ovo é uma vitamina do complexo B fundamental na produção de acetilcolina, neurotransmissor responsável pela condução do impulso nervoso nos neurônios relacionados à memória, que declinam com a idade. A deficiência de colina também está associada a processos inflamatórios responsáveis pelas doenças cardiovasculares.
Referências bibliográficas

Lúcia Endriukaite. O consumo de ovos e a saúde do idoso. Informativo Instituto Ovos do Brasil.Edicão n3.

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica- Alimentação saudável para a pessoa idosa. Um Manual para profissionais de saúde.

OMS – Organização Mundial da Saúde. Envelhecimento Ativo: uma Política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
Yokoyama, C.E. Qualidade de vida na velhice segundo a percepção de idosos frequentadores de um centro de referência; Psicologo – informação, ano 10, No 10, jan/dez 2006.
J. Bauer et al. Evidence-Based Recommendations for Optimal Dietary Protein Intake in Older People: A Position Paper From the PROT-AGE Study Group / JAMDA 14 (2013) 542 a 559
Goodrow,E et al.Consumption of one egg per day increases serum lutein and zeaxanthin concentrations in older adults without altering serum lipids and lipoprotein cholesterol concentrations. Journal of Nutrition. 136:2519-2524
Wenzel et al. A 12-Wk Egg Intervention Increases SerumZeaxanthin and Macular Pigment Optical Density in Women. Journal of Nutrition 2006 136: 2568-2573
Zeisel SH.  The fetal origins of memory: the role of dietary choline in optimal brain development. Pediatr. 2006; 149(5 Suppl):S131-6

Envie seu Comentário