Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

ÍNDICE GLICÊMICO x CARGA GLICÊMICA

11 de maio de 2015 1

O tema “Índice Glicêmico” é um assunto de destaque na área da nutrição, mas afinal, há diferença entre Índice Glicêmico e Carga Glicêmica?

O IG é um indicador de qualidade do carboidrato ingerido, a partir de um índice que classifica o alimento em relação ao efeito que ele exerce na glicemia após as refeições. Alimentos com baixo IG promovem menor elevação da glicemia pós-prandial, por ser um alimento de lenta digestão e absorção, já os alimentos com alto IG causam maior aumento da glicemia, pois são digeridos e absorvidos mais rapidamente.

Pães-integrais-535x334

Diversos fatores influenciam na aplicação do IG, tais como o estágio de maturação de frutas, a composição do alimento, o tipo de amido e do processamento, a acidez, volume, fibras e temperatura do carboidrato ingerido.

Há variáveis na utilização do IG que tiram sua credibilidade, como a quantidade total de carboidrato consumida e o fato de que os carboidratos normalmente não são ingeridos de forma isolada.

Para minimizar erros, foi introduzido o conceito de “Carga Glicêmica”, que abrange a qualidade e a quantidade do carboidrato do alimento no mesmo índice, além de avaliar somente a porção disponível de carboidrato.

Resumindo, o Índice Glicêmico controla a qualidade do carboidrato ingerido, medindo a velocidade de absorção de açúcar e da sua chegada a corrente sanguínea, sem considerar a quantidade e a combinação do carboidrato com outros alimentos. A Carga Glicêmica indica a qualidade e a quantidade de carboidrato consumido, fornecendo um resultado do efeito glicêmico na dieta de uma maneira mais completa.

Apesar de ensaios clínicos já realizados, são necessários mais estudos a respeito da utilização do IG e da CG como coadjuvante nos tratamentos de Diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.

 Por: Sâmia Abreu Leutprecht – Acadêmica do Curso de Nutrição da Univali 

Fontes:Imagem – www.saudedica.com.br

 CARVALHO, Gisele Queiroz  and  ALFENAS, Rita de Cássia Gonçalves. Índice glicêmico: uma abordagem crítica acerca de sua utilização na prevenção e no tratamento de fatores de risco cardiovasculares. Rev. Nutr. [online]. 2008, vol.21, n.5 

 

SILVA, Flávia Moraes; STEEMBURGO, Thais; AZEVEDO, Mirela J.de  and  MELLO, Vanessa D.de. Papel do índice glicêmico e da carga glicêmica na prevenção e no controle metabólico de pacientes com diabetes melito tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab [online]. 2009, vol.53, n.5

 

 

Comentários (1)

  • Marla Pinho diz: 15 de agosto de 2015

    Excelente matérial!
    Sou estudante de nutrição, e gostei muito.
    Desejo receber materiais desse tipo, se possível.

Envie seu Comentário