Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Agrotóxicos presentes nos vegetais diminuem a qualidade do sêmen

26 de maio de 2015 0

O consumo de resíduos pesticidas presentes em frutas e vegetais foi associado com menor contagem de esperma total, volume de ejaculação e porcentagem de espermatozoides morfologicamente normais entre os homens avaliados por pesquisadores norte-americanos.

Os pesquisadores estudaram amostras de sêmen de 155 homens que frequentavam uma clínica de fertilidade entre 2007 e 2012. Os homens também responderam a 131 perguntas sobre hábitos alimentares, incluindo a frequência e a quantidade que ingeriam 38 variedade de frutas e vegetais, como maçãs, abacates ou melão. Os pesquisadores compararam suas respostas aos dados anuais sobre resíduos de pesticida em tipos de produtos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

De acordo com os resultados, metade dos homens entrevistados consumiam cerca de 3,5 porções de frutas e vegetais por dia.

A quantidade total de frutas e vegetais na dieta não foi associada com a qualidade do sêmen. No entanto, os homens que comeram pelo menos 1,5 porções por dia de produtos contendo altas concentrações de pesticida apresentaram cerca de 50% menos espermatozoides no sêmen, e apenas um terço dos espermatozoides com morfologia normal, em comparação como os homens que comeram menos de meia porção por dia desses produtos (p = 0,003 e 0,02, respectivamente).

10mais_agrotoxicos

Os autores observaram que a interferência dos pesticidas na baixa qualidade do sêmen foi maior do que a do hábito de fumar e peso acima do ideal, fatores que conhecidamente afetam a qualidade do sêmen.

“Isso não implica, necessariamente, em fertilidade reduzida, mas vamos continuar nosso trabalho para tentar descobrir em que medida esses efeitos na qualidade do sêmen pode vir a impactar a fertilidade”, afirmam os autores.

Autor(a):     Alweyd Tesser  

Disponível em:http://www.nutritotal.com.br

 Referência(s)
Chiu YH, Afeiche MC, Gaskins AJ, Williams PL, Petrozza JC, Tanrikut C, et al. Fruit and vegetable intake and their pesticide residues in relation to semen quality among men from a fertility clinic. Hum Reprod. 2015 [Epub ahead of print]

Envie seu Comentário