Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Itajaí realiza a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

29 de maio de 2015 0

A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, conforme estabelecido na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional.

            As Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional são convocadas a cada quatro anos e são espaços para discussão e aprovação de prioridades para a elaboração dos Planos de Segurança Alimentar e Nutricional, além de possibilitar o debate dos principais avanços e desafios nesta área.

            Na próxima semana acontecerá a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí, com o lema: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Serão três eixos para discussão de propostas, sendo os seguintes: 1) Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; 2) Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional; 3) Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.

Seguranca_Alimentar_curva

            O evento acontecerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no Bloco F4, Auditório 1. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para inscrever-se, basta preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site da Prefeitura de Itajaí (www.itajai.sc.gov.br).

            A programação é bem diversificada e conta como palestrante principal Marcos José de Abreu, atual Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina. Também serão apresentadas as ações governamentais e não governamentais desenvolvidas no município de Itajaí, serão formados grupos de discussão das propostas para posterior aprovação em plenária e serão eleitos os delegados que representarão o município na V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, a ser realizada em Florianópolis nos dias 04 a 06 de agosto. Além destas atividades, haverá um momento cultural, com apresentação de musicistas do Curso de Música da UNIVALI.

            De acordo com a Nutricionista Elinia da Silva Mateus Melnek, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí, “a participação em conferências é um exercício de cidadania, pois as propostas aprovadas pelos delegados eleitos subsidiam o planejamento de políticas públicas na área de segurança alimentar e nutricional”.

            Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do telefone (47) 3248-0800, com a Secretária Executiva do COMSEA.

 

Matéria Elaborada por  Elinia da Silva Mateus Melnek – Presidente COMSEA Itajaí

Envie seu Comentário