Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

CARBOIDRATOS: O IMPORTANTE É A QUALIDADE

11 de junho de 2015 0

O consumo de carboidratos começa pela escolha, pois algumas fontes certamente são mais saudáveis que outras. A quantidade de carboidratos em sua dieta tem pouca importância. Por exemplo, alimentos provenientes de grãos integrais são opções melhores do que as provenientes de grãos altamente refinados.

Muitas pessoas se confundem a respeito dos carboidratos, mas mantenha em mente: é mais importante o consumo de carboidratos de fontes saudáveis e integrais do que contar as gramas consumidas dos seus carboidratos altamente processados, refinados e industrializados.

Os carboidratos são muito importantes em uma dieta saudável, são as principais fontes de glicose para o corpo, que será convertida em energia. Sendo necessário para manutenções das funções vitais mais importantes do nosso organismo.

As fontes mais saudáveis de carboidratos: grãos não processados, vegetais, frutas e feijões, promovem boa saúde, são ricos em vitaminas, minerais, fibras e importantes fitonutrientes.

Fontes não saudáveis incluem: pão branco, frituras, refrigerantes, doces ricos em açúcar. Estes contem carboidratos de fácil digestão, que irão contribuir com o ganho de peso, além de promoverem diabetes e doenças  cardiovasculares.

O Guia Alimentar preconiza a ingestão de cinco a nove porções de cereais, pães, raízes e tubérculos, de três a cinco porções de frutas, três porções de leites e derivados e de quatro a cinco de hortaliças.

 

Disponível em:www.infoescola.com

Disponível em:www.infoescola.com

Dicas de consumo.

Comece o dia com grãos integrais, cujas fontes podem ser pães integrais, frutas, aveia, granola.

 Na escolha por um alimento integral, é importante verificar na sua embalagem a lista de ingredientes, no caso do pão, é necessário que o primeiro ingrediente apresentado seja farinha de trigo integral.

 Não consuma carboidratos fritos, opte por opções assadas, cozidas, consuma feijão diariamente, troque o arroz normal pelo integral, pela quinoa, estes contém maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Por: Acadêmicos do curso de Nutrição da UNIVALI -  Anderson Lemos e Luy Amaral

Envie seu Comentário