Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Exposição de bebês a antibióticos está associada à obesidade infantil

06 de julho de 2015 0

Um estudo apresentado na Reunião Anual da Pediatric Academic Societies mostrou associação entre o uso de antibióticos em bebês e o aumento do risco de obesidade infantil.

Os autores avaliaram a associação entre a exposição aos antibióticos desde o nascimento até 47 meses com status de peso de 48 a 59 meses de idade, usando registros médicos eletrônicos das crianças.

disponível em: circuitomt.com.br

disponível em: circuitomt.com.br

Do grupo de crianças expostas aos antibióticos, 53% foi exposta antes dos 12 meses de idade. Dos 48 aos 59 meses de idade, 11% das crianças expostas e 12% das crianças não expostas precocemente a antibióticos, estavam acima do peso.

A taxa de obesidade foi maior nas crianças expostas do que nas crianças não expostas precocemente aos antibióticos, com diferença significativa. O uso materno de antibióticos orais também foi associado à obesidade dos 48 aos 59 meses.

Os autores concluem que a exposição aos antibióticos no momento do nascimento até os 47 meses foi associada com maior Índice de Massa Corporal dos 48 aos 59 meses, e que a exposição materna a antibióticos no pré-natal também foi associada com a obesidade na criança. Estudos futuros deverão explorar o mecanismo da relação entre a exposição precoce aos antibióticos e obesidade. Uma hipótese é de que essa associação seja decorrente de mudanças na composição da microbiota intestinal.

 
Referência
Dawson-Hahn E, Mendoza J A, Lozano P, Dublin S, Kronman M, Fesinmeyer M D, et al. The Association Between Early Antibiotic Exposure and Later Obesity: A Cohort Study. Disponível em: http://www.abstracts2view.com/pas/view.php?nu=PAS15L1_2155.3.

Envie seu Comentário