Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pesquisa mostra que alimentos sem glúten não são mais saudáveis que alimentos com glúten

20 de julho de 2015 0

Um estudo realizado na Austrália e publicado na revista British Journal of Nutrition concluiu que é improvável que o consumo de produtos sem glúten confira benefícios à saúde, a menos que haja clara evidência de doença celíaca, intolerância ou alergia ao glúten.

 O estudo avaliou a qualidade nutricional de alimentos com e sem glúten em grupos de alimentos básicos e em uma vasta gama de produtos considerados supérfluos. Informações nutricionais dos rótulos foram obtidas de todos os alimentos embalados em quatro grandes supermercados em Sidney, Austrália, em 2013. Os produtos alimentares foram classificados como livre de glúten se uma declaração aparecia em qualquer parte da embalagem do produto; ou em alimento com glúten se eles continham glúten, trigo, centeio, triticale, cevada, aveia ou trigo vermelho. 

disponível em:www.dolcemoda.com.br

disponível em:www.dolcemoda.com.br

  Em comparação aos produtos que continham glúten, os produtos livres de gluten tiveram médias consistentemente mais baixas de proteína entre todos os três grupos de produtos alimentares, em particular para massa e pães (52 e 32% menos). 

 Uma proporção substancial de alimentos da categoria de “supérfluos” tinha rótulos livre de glúten (ex: 87% das carnes processadas), no entanto, não apresentavam valor nutricional superior àqueles produtos que continham glúten.

 Os autores do estudo alertam para a probabilidade de que a rotulagem “livre de glúten” venha sendo utilizada para inferir um conceito injustificado de saúde para itens discricionários. Dados os efeitos adversos para a saúde causados por dietas deficientes na Austrália e em outras partes do mundo, iniciativas políticas devem visar o aumento do consumo de alimentos básicos tais como grãos integrais, frutas e legumes como uma prioridade de saúde pública”, afirmam os autores.

 Referências:

Wu JH, Neal B, Trevena H, Crino M, Stuart-Smith W, Faulkner-Hogg K, et al. Are gluten-free foods healthier than non-gluten-free foods? An evaluation of supermarket products in Australia. Br J Nutr. 2015 [Epub ahead of print]

Envie seu Comentário