Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alimentação vegana um tendência crescente

05 de agosto de 2015 1

O veganismo, mais que uma dieta ou uma questão de saúde é uma filosofia e um estilo de vida que vem crescendo significativamente. O vegano  busca excluir todas as formas de exploração e crueldade contra animais seja na alimentação, vestuário ou qualquer outra finalidade.

Na dieta, significa a prática de dispensar todos os produtos derivados de animais evitando o consumo da carnes, peixes, leite , manteiga, queijos, ovos e mel.

Disponível em:www.novidadeemfoco.com.br

Disponível em:www.novidadeemfoco.com.br

O veganismo cresce no Brasil e com ele uma oferta de serviços para os adeptos deste estilo de vida. Hoje o mercado já conta com locais de venda de refeições veganas produzidas diariamente e opções de pratos congelados como também cafés e outros estabelecimentos onde é possível comprar lanches e sobremesas variados.

Estudos na área de nutrição tem demonstrado que a alimentação vegana pode ser adotada sem prejuízos à saúde, desde que alguns nutrientes recebam atenção especial: cálcio, ferro e vitamina B12. Para evitar a deficiência de Cálcio é necessário inserir diariamente fontes deste mineral como vegetais verde-escuros, gergelim, tofu e bebidas à base de soja enriquecidas com cálcio.

A deficiência de vitamina B12 também é uma preocupação uma vez que é encontrada apenas nos alimentos de origem animal. É importante ressaltar que a deficiência só irá ocorrer alguns anos depois que a pessoa iniciou a restrição de alimentos de origem animal, uma vez que a reserva no organismo dura de 4 a 5 anos.

Portanto, se você segue ou pretende seguir uma dieta vegana fique atento e procure um nutricionista para fazer o acompanhamento de sua alimentação e uma suplementação desta vitamina, caso seja necessário.

Leite de aveia

Deixe 1 xícara de aveia de molho por duas horas em 2 xícaras com água fria;

Bata no liquidificador e coe numa peneira ou num pano fino;

Em seguida acrescente meio litro de água quente, uma pitada de sal;

Sirva quente ou frio.

Comentários (1)

  • Gerson Luiz diz: 5 de agosto de 2015

    Bom, seguindo essa lógica quem é vegano só pode se alimentar de produtos orgânicos, que não usam agrotóxicos. Porque nas lavouras e plantações bilhões de vidas (formigas, lagartas, vespas, percevejos, gafanhotos, etc.) são dizimadas pelos pesticidas para garantir a produção dos alimentos de origem vegetal. E morrer envenenado é tão ou mais cruel quanto abater um animal para servir-se dele como alimento. Ou esses pequenos animais não são vidas iguais às do gado, suínos e aves?

Envie seu Comentário