Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Extrato de chá verde com L-teanina ajuda a melhorar a memória

12 de agosto de 2015 0

De acordo com um estudo coreano, cujos resultados foram publicados no Journal of Medicinal Foods, uma combinação de extrato de chá verde com L-teanina mostrou estar associada à melhora imediata no estado de alerta e memória de indivíduos com comprometimento cognitivo leve.

O chá verde, um ingrediente natural com uma história de consumo muito antiga, é atualmente considerado um suplemento alimentar com potencial na melhoria da performance cognitiva. Seus benefícios vem sendo analisados pela ciência, principalmente para prevenir a doença de Alzheimer e certos tipos de câncer, na melhoria da saúde oral e cardiovascular e também como coadjuvante no controle de peso.Muitos dos benefícios do chá verde encontram-se no seu teor de polifenóis ( epigalocatequina galacto, a epigalocatequina, a epicatequina galato e a epicatequina).

Disponível em:shakeherba.com

Disponível em:shakeherba.com

Já a L-teanina é um importante aminoácido encontrado exclusivamente no chá verde. Historicamente a L-teanina tem sido classificada como um agente relaxante e indutor do sono Estudos neuroquímicos em animais sugerem que a L-teanina aumenta neurotransmissores importantes como a serotonina cerebral, a dopamina e níveis de GABA. No entanto, a concentração de L- teanina normalmente presente nas folhas de chá é inferior a 2%, o que significa que uma dosagem eficaz de (100-200 mg/dia) não pode ser atingida por meio da ingestão desta bebida mas sim sob a forma de suplemento alimentar.

Com o objetivo de verificar o efeito da suplementação com extrato de chá verde combinado com L-teanina, foi realizado um estudo 91 indivíduos com comprometimento cognitivo leve, tendo os mesmos tomado durante 16 semanas um suplemento de chá verde com L-teanina ou placebo (maltodextrina com lactose).

O efeito desta suplementação sobre os voluntários foi analisado através da realização de testes de memória e atenção, tendo os respectivos resultados mostrado que os voluntários que receberam suplementação com chá verde exibiram melhor memória, (maior rapidez de reconhecimento e aumento significativo na memorização de palavras lidas). Foram também realizados eletroencefalogramas em 24 voluntários, os quais mostraram melhorias nos indicadores do estado mental de alerta em partes específicas do cérebro.

Referência: 
Park,S.K. et al. A Combination of Green Tea Extract and L-Theanine Improves Memory and Attention in Subjects with Mild Cognitive Impairment: A Double-Blind Placebo-Controlled Study Journal of Medicinal Food V. 14, n. 4, P. 334-343,2011.

 

 

Envie seu Comentário