Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A importância das fibras na alimentação

17 de dezembro de 2015 0

As fibras dos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, proporcionando melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre) e doenças relacionadas ao intestino. Além disso, auxiliam o controle de peso, retardando o esvaziamento gástrico e provocando maior sensação de saciedade.

 A presença das fibras na alimentação também esta associada à prevenção e tratamento da síndrome metabólica, pois auxilia no controle da diabetes e do nível de colesterol e  redução do risco de doenças cardiovasculares.  Disponível em:baronisalsa.com.br

As fibras alimentares estão presentes em alimentos de origem vegetal como cereais, legumes, verduras e frutas e caracterizam-se por não serem digeridas pelo organismo humano. De acordo com sua solubilidade são classificadas em fibras solúveis ou insolúveis. 

As solúveis misturam-se com água e formam um gel no estômago e, desse modo, retardam o esvaziamento gástrico reduzindo a absorção de glicose e gorduras. São fibras solúveis: as glucanas ─ presentes em alimentos como aveia e centeio, as pectinas e amido resistente ─ em aveia, casca de frutas, leguminosas (feijões, ervilha), e as gomas e mucilagens presentes em vários vegetais.   

As fibras insolúveis são chamadas assim porque não se misturam com a água. Elas são encontradas principalmente nos cereais integrais, na forma de celulose e lignina. 

No grupo das fibras, existem aquelas consideradas prebióticas, ou seja, substâncias extraídas de vegetais, como a inulina e fruto-oligossacarídeos (FOS que ao chegarem intactas no intestino, são aproveitadas por bactérias benéficas, como lactobacilos e bifidobactérias, garantindo efeitos positivos à saúde. 

No intestino, ocorre o processo de fermentação destas fibras pelas bactérias  que produzem ácidos graxos de cadeia curta. Estes ácidos graxos são importantes, pois contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de auxiliar na modulação do sistema imunológico e melhorar a absorção de nutrientes, como vitaminas e minerais.

 

 

 

Envie seu Comentário