Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hospital Joana de Gusmão, 50 anos cuidando das nossas crianças

04 de dezembro de 2014 0
O hospital conta, também, com o trabalho das voluntárias, as "amarelinhas"

O hospital conta, também, com o trabalho das voluntárias, as “amarelinhas”

joana1

Durante esta quinta e sexta-feira várias atividades foram programadas para as comemorações dos 50 anos do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, instituição de referência no atendimento ao público infantil e ao ensino da pediatria em Santa Catarina. No começo, o HIJG chamava-se Hospital Infantil Edith Gama Ramos, e ficava junto à Maternidade Carmela Dutra, no Centro de Florianópolis. Inaugurado no dia 26 de fevereiro de 1964, manteve suas portas abertas à comunidade até 1979, quando começou a funcionar o novo hospital, com o nome e local definitivo.
Os números impressionam: nos dois hospitais juntos, ao longo destas cinco décadas, foram realizados mais de 4,2 milhões de atendimentos na emergência; 3,4 milhões de atendimentos ambulatoriais e 190 mil cirurgias. Possui uma área de 22 mil metros quadrados e, além das unidades de internação, tem berçário, emergência interna, setor de isolamento, oncologia, ortopedia, ala de queimados, UTI geral e UTI neonatal. O Joana de Gusmão é considerado um dos oito melhores hospitais voltados ao atendimento do público infantil e do ensino da pediatria e suas especialidades da América Latina.
Importante destacar também o belo trabalho realizado pela turma do voluntariado hospitalar. O grupo AVOS existe desde 1975, e é responsável por inúmeras melhorias em todos os setores e alas, ao longo dos anos. Parabéns ao Joana de Gusmão, que, mesmo enfrentando os mesmos problemas das demais instituições hospitalares (falta de profissionais de saúde, filas, demora no atendimento…) é a nossa referência quando se trata de saúde de crianças e adolescentes.

Envie seu Comentário