Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"VIAGEM - O Saque que Mudou o Vôlei"

12 de agosto de 2013 0

Em “VIAGEM – O Saque que Mudou o Vôlei”, de Giuliano Zanelato, os ex-jogadores Montanaro, William e Renan revivem a Olimpíada de 1984, quando conquistaram a medalha de prata, a primeira do vôlei em jogos olímpicos, e popularizaram o saque como uma arma de ataque que o mundo todo passou a usar. Filme tem participações especiais de Bernardinho e Zé Roberto, além do americano Karch Kiraly, considerado o maior jogador de todos os tempos.

Em 1984, o voleibol masculino do Brasil fez história ao conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, a primeira da modalidade que viria a ser a que mais vezes elevou a bandeira brasileira nos pódios olímpicos (são 20 vezes entre quadra e areia). Além da conquista inédita, aquele foi o ano em que três de nossos jogadores, Montanaro, William e Renan, mudaram os rumos do vôlei mundial ao popularizar o saque Viagem, elevando o status do movimento de uma reposição de bola a um primeiro ataque, uma arma indispensável para qualquer seleção que quisesse ser campeã. Em poucos anos, o mundo todo estava sacando como aqueles três brasileiros. A história desses jogadores, personagens fundamentais aos acontecimentos que mudaram o esporte no Brasil e no mundo na década de 80, será contada em “VIAGEM – O Saque que Mudou o Vôlei”, documentário de Giuliano Zanelato que ganhará exibição na Cinemateca entre agosto e setembro, em São Paulo, e na rede ESPN, a partir de 18 de agosto. Também integrará a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Realizado pela Gaia Produções, o filme integra o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que fomenta a produção da história dos grandes atletas que representaram o País nos jogos olímpicos.

 

 

Filme: VIAGEM – O Saque que Mudou o Vôlei

Direção: Giuliano Zanelato

Produção Executiva: Rogério Zagallo

Produtora: Gaia Produções

Ano: 2013

Formato: HD

26 minutos

 

Envie seu Comentário