Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sabe como se faz música eletrônica?

23 de abril de 2008 3

Danilo Fantinel
Hmmm, se não sabe você devia ter ido ontem ao Red Bull Music Academy, lá no Porão do Beco. O workshop de produção musical teve a participação dos músicos Edu K e Arthur de Faria e do DJ Fabrício Peçanha. Cada um, a sua maneira, deu noções sobre como fazem para criar novas canções tanto para fins autorais quanto para comerciais.

O Edu comentou um pouco sobre os programas que usa para produzir música, como o Reason, e como curte aproveitar imprevistos, dificuldades e “erros” para compor suas bases eletrônicas sujas. Ele falou que, atualmente, não pensa muito em lançar CDs, pois na era dos “files” digitais já não há muito sentido em elaborar uma obra fechada e demorada como o disquinho de policarbonato. Mais: com a internet ele convida pessoas do mundo todo para parcerias, produz, grava, lança, divulga e obtém retorno de público e critica em poucos dias.

Arthur, o mais erudito do grupo, discursou sobre sua larga experiência em compor trilhas sonoras para filmes. O músico falou que prefere sempre trabalhar com instrumentos reais, deixando recursos digitais como samplers de lado. No entanto, não abre mão de uma boa leitura do roteiro de um filme e uma dedicada pesquisa musical para realizar uma trilha sonora.

O Fabrício, DJ de ponta no Brasil com mobilidade internacional e alta quilometragem no comando de pick-ups, explicou como curte trabalhar numa groove Box. Ele criou uma faixa ao vivo, explicando todos os passos para a platéia, e também mostrou uma música que elaborou há pouco tempo.

Veja abaixo o DJ criando música eletrônica durante o Red Bull Music

Veja uma entrevista com Fabrício na época do Planeta Atlântida 2008

Postado por Danilo Fantinel

Comentários (3)

  • maustar diz: 23 de abril de 2008

    sei como essas coisa funcionam em poa…fiz a inscrição conforme divulgado mas não recebi qualquer coisa do tipo..já era ou não tem mais vaga…

  • Bruno Nunes diz: 24 de abril de 2008

    Se lembra se ele citou algum software além do Reason? Perdi esse evento e queria saber um pouco mais sobre isso.

  • marco diz: 23 de abril de 2008

    Eae Danilo, tudo bem?
    Precisaria trocar uma ideia contigo… tu pode me enviar um email que eu te respondo em cima dele? So pra eu pegar teu email e eu e dar trocamo essa ideia.
    Valeu!

Envie seu Comentário