Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Florian Schneider deixa o Kraftwerk

06 de janeiro de 2009 0

Divulgação

Lamentáááável.

Florian Schneider, um dos fundadores do Kraftwerk, anunciou ontem que deixou a banda. A decisão foi comunicada praticamente às vésperas do show deles no Brasil, em março. Bad trip total.

Depois de quase 40 anos de atividades na robot band ao lado de Ralf Hütter (outro integrante da formação original – estudantes de música clássica de Düsseldorf quando começaram a compor), Florian não deu um motivo concreto para a decisão, mas fala-se que ele trabalhará em um projeto solo.

O Pitchfork Media lembrou a importância de Florian (e seu parceiro) para diversos artistas, como David Bowie, Joy Division, Afrika Bambaataa (que na faixa Planet Rock remixou Trans-Europe Express e pavimentou o caminho do então incipiente hip hop e do futuro Miami Bass – que viria a se transformar em funk carioca em terras brasileiras) e, claro, para todo o segmento eletrônico pós-80. Além disso, o site publicou que Florian não participou dos shows da banda em 2008.

Inicialmente, no início dos anos 70, a banda era uma dupla e, com o tempo, passou a ser um quarteto. Depois de um período de ostracismo nos anos 90, o grupo foi convidado para criar a música-tema da Expo 2000, em Hannover. A partir dali – e com o electro voltando a bombar nas pistas depois de 98/99 e com mais força em 2000/2001 – o Kraftwerk voltou à tona, lançando o incrível Tour de France em 2003 e o duplo e ao vivo Minimum-Maximum em 2005.

Nesta época, a melodia robótico-industrial dos alemães passou a ser ouvida novamente em diversos festivais pelo mundo. No Brasil, não canso de dizer, o show de 2004 no Tim Festival foi uma opera pós-industrial digitalizada moldada por grafismos maneros num telão absurdo. Nota 10. 

Seja como for, o Kraftwerk segue agendado para o show no festival que trará o Radiohead ao Brasil em março, como confirmou a BBC.

Os outros integrantes do Kraftwerk são Henning Schmitz e Fritz Hilpert.

Veja as datas sul-americanas:

Mexico City, Mexico Foro Sol (March 15, 16)
Rio de Janeiro, Brasil, Praça da Apoteose (20)
São Paulo, Brasil, Chácara do Jockey (22)
Buenos Aires, Argentina Club Ciudad (24)
Santiago, Chile San Carlos de Apoquindo Stadium (26, 27)

>>>>> Set de Karl Bartos gira em torno de Kraftwerk

Postado por Danilo Fantinel

Envie seu Comentário