Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Documentário sobre Joe Strummer é exibido em SP

13 de maio de 2009 2

Divulgação

Joe Strummer, ex-vocalista da banda punk The Clash, é tema de documentário de Julien Temple, amigo íntimo do vocalista. Joe Strummer: O Futuro Está para Ser Escrito, está na mostra Tribos Urbanas, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, como publicou a Folha Online.


Temple e Strummer se conheceram em 1976, logo após a formação do Clash. Fascinado por rock and roll, o cineasta passou a filmar bandas da cena punk londrina, principalmente o Clash e os Sex Pistols, a
té o dia em que Strummer deu um ultimato a Temple. Ou o Clash, ou os Pistols. E ele escolheu a outra banda.

Diretor e roqueiro ficaram afastados até os anos 90, quando Joe  Strummer se casou com uma amiga de escola da mulher de Temple.

Por meio de entrevistas com pessoas ligadas a Strummer e com gente como Johnny Depp, Martin Scorsese e Bono, Temple procura decodificar o guitarrista, letrista e vocalista de uma das bandas mais atuantes e engajadas do rock.

A partir de referências sociais e políticas em músicas como Tommy Gun e Spanish Bombs, Strummer foi chamado de “porta-voz de uma geração”. Segundo Temple,  ele lidava com a expressão de uma maneira ambígua:

“Joe encarava isso com humor. Ele usou sua posição como pessoa pública de uma forma responsável. Realmente acreditava que podemos mudar o mundo positivamente. Por outro lado, ele acabou com o Clash porque não queria ser um rock star, muito menos porta-voz de alguém”.

 

 

Postado por Francesca Romani

Comentários (2)

  • Telucca diz: 14 de maio de 2009

    O cara e o The Clash foram influência para muitas boas bandas que surgiram nos anos 80 e 90 e marcou minha geração com músicas tipo London Calling e principalmente Straight to hell.

  • ricardo diz: 14 de maio de 2009

    nunca gostei do The Clash…

Envie seu Comentário